Cinco cães já reforçam o combate ao tráfico de drogas no município. Um dos animais vai se aposentar, pela idade, mas um cão filhote já está em treinamento para substituir o animal. Canil com cães farejadores da GCM ganha novo ‘recruta’ em Jacareí
Divulgação/Prefeitura de Jacareí
A prefeitura de Jacareí anunciou, na última semana, que o canil da Guarda Municipal, que foi inaugurado há um ano, ganhou um novo ‘recruta’ que está em treinamento para participar das operações de combate ao tráfico da cidade.
Segundo a prefeitura, um dos animais da ativa, o cão Conan, está com a idade avançada e vai se aposentar em breve, por isso um filhote está em treinamento para substituir o animal.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O novo animal que faz parte da equipe do canil é o Eros, um cão da raça Pastor Belga Malinois. O filhote tem cinco meses de vida, mas já iniciou o treinamento para integrar o canil e reforçar o trabalho de combate ao tráfico.
De acordo com a guarda, nesta primeira fase, devido à idade, Eros está no processo de socialização, para conhecer o ambiente do canil e da viatura.
Em alguns meses, ele começará o treinamento chamado de laboratório, no qual o animal aprenderá a reconhecer drogas através do faro e também a como agir em abordagens da GCM. A expectativa é que no ano que vem o animal já atue em operações com a guarda.
Canil com cães farejadores da GCM ganha novo ‘recruta’ em Jacareí
Divulgação/Prefeitura de Jacareí
Além de Eros, outros cinco cães passaram por treinamento especial e reforçam a segurança no município, principalmente no combate ao tráfico de drogas. Os guardas também passaram por treinamentos para aprender a operar e lidar com os animais.
Atualmente, além de Conan e Eros, os quatros cães da raça Pastor Belga Malinois que estão no canil são as fêmeas Beretta (1 ano), Akira e Atena (2 anos), e o Django (2 anos). As fêmeas são cães de proteção, sendo que a Atena também tem função de faro. Já os machos Conan e Django atuam como cães de faro.
Os cães farejadores executam trabalhos de detecção de drogas e prestam apoio para as equipes da GCM e às polícias Civil e Militar.
Cães farejadores apoiam a GCM em Jacareí.
Divulgação/Prefeitura de Jacareí
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina