30 de outubro de 2024

No último dia de campanha nacional, mutirão vacinou mais de 5 mil pessoas contra a gripe em Rio Branco

De acordo com a vigilância municipal em saúde, mais dois mutirões devem ocorrer na capital acreana. Aplicação das doses segue nas unidades de saúde. População a partir dos seis meses de vida pode buscar a vacina contra a gripe
Luan Martins/Sesacre
No último dia da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o mutirão organizado pela saúde municipal aplicou mais de 5 mil doses em Rio Branco no último sábado (26). A informação é da diretora de Vigilância em Saúde, Socorro Martins.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Ao Bom Dia Acre, a diretora afirmou que a expectativa era que a ação chegasse a 3 mil doses. O Ministério da Saúde encerrou a campanha nacional no sábado, mas as doses continuam sendo aplicadas nas unidades de saúde da capital para todos os públicos a partir de 6 meses de vida.
“A nossa avaliação é muito positiva, foi um momento muito bom, porque as pessoas atenderam o nosso chamado, porque os parceiros também, as pessoas que se colocaram no espaço para a Prefeitura de Rio Branco fazer essa ação, junto a imprensa aqui, chamou o público, a população, e ela atendeu ao chamado de todos esses parceiros que estavam envolvidos”, ressaltou Socorro.
LEIA MAIS:
Acre apresenta sinal de queda nos casos de síndromes gripais a longo prazo
Mais de 2,8 mil pessoas se imunizaram contra a gripe em Rio Branco no ‘Dia D de vacinação’
Mais de 5 mil pessoas se vacinaram contra influenza no Dia D em Rio Branco no sábado (26)
No início de setembro, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) reforçou a campanha contra a gripe, que começou no dia 10 de julho no estado, com meta de imunizar 300 mil pessoas no total. Ainda conforme a Vigilância Epidemiológica, em Rio Branco, no máximo, 20 mil pessoas já foram imunizadas.
O Ministério da Saúde lançou, oficialmente, no dia 2 de setembro, a campanha de imunização contra o vírus influenza na região Norte. Para receber o imunizante, basta levar um documento e a carteira de vacina.
A campanha de imunização iria iniciar apenas no dia 13 de setembro e seguiria até 15 de dezembro, com o Dia D em 25 de novembro. Contudo, segundo a Sesacre, o boletim epidemiológico 23/2024 – Síndrome Respiratórias revelou um acréscimo de casos nos seis primeiros meses no estado.
Nessa quinta-feira (24), o estado recebeu mais 250 mil doses para imunização contra o vírus influenza. Em todo o estado, a meta é vacinar 300 mil pessoas.
“Nós estamos vacinando, as nossas equipes já estão bem orientadas a realizar a vacina de todas as pessoas que chegarem. Lembrando que são as pessoas a partir de seis meses de idade. Enquanto tivermos estoques, nós vamos continuar fazendo a vacinação. Não vamos deixar faltar. O Ministério da Saúde indicava o uso somente de um mutirão, e a prefeitura pediu para que fizesse mais dois”, acrescentou Socorro.
Reveja os telejornais do Acre

Mais Notícias