30 de outubro de 2024

Festival Cultura e Juventude impulsiona empreendedorismo feminino em Santarém

O festival seguirá em Santarém até sexta-feira, 1º de novembro, e será realizado em parceria com as associações de moradores dos bairros Mapiri e Esperança. Empreendedorismo feminino em Santarém
Divulgação
O município de Santarém, no oeste do Pará, recebe a partir desta segunda-feira (28), o Festival Cultura e Juventude, que busca promover o empreendedorismo nas comunidades periféricas do estado paraense. Com oficinas de grafite e pintura, além de treinamentos e palestras sobre empreendedorismo voltados especialmente para o público feminino.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O festival seguirá em Santarém até sexta-feira, 1º de novembro, e será realizado em parceria com as associações de moradores dos bairros Mapiri e Esperança.
A iniciativa, aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da Equatorial Pará e a produção da 3JC, sob a realização do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil. Após já ter passado por Belém, Castanhal, Altamira e Marabá, o festival chega a Santarém com uma programação que visa fortalecer a autonomia financeira das mulheres e apoiar o desenvolvimento de pequenos negócios nas comunidades da região.
Christiene Quaresma, produtora da 3JC Produções, explica que o festival busca criar oportunidades para transformar realidades por meio do empreendedorismo e da arte. “Capacitar mulheres é fundamental para fortalecer a autonomia financeira e abrir caminhos para o desenvolvimento de negócios locais. Também queremos oferecer aos jovens uma forma positiva de expressão com a arte do grafite”, destacou.
Michelle Miranda, Analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, enfatiza a relevância social e cultural da iniciativa. “Promover o empreendedorismo e a cultura nas periferias do Pará é um caminho poderoso para o desenvolvimento social e econômico dessas comunidades. Com essas ações, é possível transformar realidades, criando ambientes mais prósperos e autossuficientes”, afirmou.
Programação em Santarém
As oficinas em Santarém serão realizadas nas associações de moradores do bairro Mapiri (AMOBAM) e do bairro Esperança (AMBE), com atividades noturnas, a partir das 18h, de terça a sexta-feira. A participação é gratuita, e a programação se encerra com uma celebração que ocorrerá nos dias 9 e 10 de novembro, em Belém, com uma Feira de Economia Criativa e apresentações culturais, como Grupos de Carimbó e Música Popular Paraense.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias