Comenda da OCB/GO busca reconhecer trabalho em prol do cooperativismo goiano e nacional. Jaime Câmara foi o primeiro vice-presidente da instituição. Jaime Câmara, fundador do Grupo Jaime Câmara, em Goiás
Acervo/O Popular
O presidente do Grupo Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior, receberá a Comenda do Mérito Cooperativo 2024 concedida a seu pai, Jaime Câmara. A condecoração “in memoriam” será ofertada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Brasil do Estado de Goiás (OCB/GO) em reconhecimento ao legado deixado por Jaime Câmara ao cooperativismo goiano. A cerimônia será realizada em Goiânia, na sede da OCB/GO,no próximo dia 31 de outubro, às 10h.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A comenda é concedida anualmente a três personalidades. Este ano, a OCB/GO decidiu homenagear pessoas ligadas à instituição. Jaime Câmara foi escolhido por ter sido o primeiro vice-presidente da organização, criada em 1956.
O presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, afirmou que o cooperativismo de Jaime Câmara o fez estar entre os homenageados.
“Quando foi titular da Secretaria de Viação e Obras, ele [Jaime Câmara] criou uma cooperativa. Logo depois, com a criação da União das Cooperativas Goianas, a UCG, ele acabou fazendo parte da primeira diretoria”, relatou Luís Alberto. A UCG foi a instituição que deu origem à OCB/GO.
Além de sua atuação no cooperativismo, a escolha do nome de Jaime Câmara para a homenagem também se deve a seu espírito empreendedor e à continuidade de seu trabalho, realizada por Jaime Câmara Júnior.
“O cooperativismo é uma forma de empreender coletivamente. E isso ele trouxe para o cooperativismo. Agora, seu filho está aí, continuando esse legado”, declarou o presidente da OCB/GO.
LEIA TAMBÉM:
Feira de Arte Goiás fará homenagem a Célia Câmara
Jaime Câmara Júnior, presidente do Grupo Jaime Câmara, em Goiás
Weimer Carvalho/O Popular
Sobre a homenagem
Luís Alberto informou que a Comenda do Mérito Cooperativo foi criada em 2023 para reconhecer e homenagear personalidades que construíram e fortaleceram o sistema cooperativista de Goiás e do Brasil.
“Temos que ter gratidão pela história das pessoas que ajudaram a construir o cooperativismo”, afirmou o presidente da OCB/GO.
Além do presidente do Grupo Jaime Câmara, também receberão a comenda o ex-presidente da OCB/GO e presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antônio Chavaglia; e o também ex-presidente da OCB/GO e presidente da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Vale do Paranaíba, Antônio Carlos Borges.
Esta será a segunda edição da Comenda do Mérito Cooperativo. Em 2023, o governador Ronaldo Caiado recebeu a homenagem. O senador Vanderlan Cardoso e o presidente nacional da OCB, Márcio Lopes, também receberam a comenda no ano passado.
Jaime Câmara
Jaime Câmara nasceu em 16 de julho de 1909, em Jardim dos Angicos, no Rio Grande do Norte. O jornalista, político e empreendedor veio para Goiás acompanhado dos irmãos na década de 1930.
Na cidade de Goiás, fundaram a Tipografia Popular no ano de 1935. Três anos depois, Jaime Câmara se mudou para Goiânia e produziu a primeira edição do jornal O Popular. A empresa começou a realizar serviços gráficos para outros estados e, com sua visão empreendedora, Jaime Câmara começou a diversificar sua atuação.
Nas décadas seguintes, surgiram emissoras de rádio, TV e outros veículos impressos em Goiás e no Tocantins. Os veículos hoje formam o maior grupo de mídia do Centro-Oeste do Brasil.
Na política, Jaime Câmara tornou-se prefeito de Goiânia em 1958. À frente da gestão municipal, trabalhou principalmente pela reestruturação da máquina administrativa, por planos de carreira no funcionalismo público e pela execução de obras de infraestrutura.
Nos anos 1980 também foi eleito deputado federal. Além disso, Jaime Câmara atuou como titular de secretarias de Agricultura e de Viação e Obras Pública.
Mesmo com sua carreira política, Jaime Câmara nunca deixou de se dedicar ao jornal O Popular.
Jaime Câmara faleceu em 29 de outubro de 1989, aos 80 anos.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás