31 de outubro de 2024

Dia Nacional do Livro: professora aposentada conta como publicou 1ª crônica e conquistou lugar na Academia Sorocabana de Letras

Adriana Flório, que é sorocabana, participa da última coletânea de crônicas de “Nuvens de Palavras”, lançada em 19 de outubro em Sorocaba (SP). Adriana Flório participa da última coletânea de crônicas de “Nuvens de Palavras”, lançada em 17 de outubro em Sorocaba (SP)
Divulgação
Um grupo de leitores e admiradores do escritor Eduardo Affonso, colunista do jornal O Globo, uniu o prazer da literatura e os conhecimentos adquiridos em um curso de crônicas em um livro. Adriana Flório, que é sorocabana, participa da última coletânea de crônicas “Nuvens de Palavras”, lançada no dia 17 de outubro em Sorocaba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
No Dia Nacional do Livro, celebrado nesta terça-feira (29), a professora aposentada Adriana Flório, que já tem textos em 14 obras lançadas, contou ao g1 como foi a experiência de participar do projeto, sua admiração pelo escritor, e ainda como chegou à Academia Sorocabana de Letras.
“No início da pandemia, eu havia acabado de me aposentar quando ele, Eduardo Affonso, abriu uma oficina de crônicas on-line. Corri me inscrever. Foi meu oásis durante aquele tempo de crise pelo qual a humanidade toda passava. Pessoas de várias parte do país, e até do exterior, estudando literatura, exercitando a escrita, exteriorizando sentimentos, foi tudo muito significativo.”
Mesmo após o fim da pandemia, os trabalhos continuaram. “Nesse período, muita gente entrou e saiu, o número de turmas se expandiu, ‘muita água rolou’. Alguns, como eu, se mantêm desde o primeiro dia. Já se foram quatro anos.”
Em 2022, Eduardo Affonso teve a ideia de lançar dois volumes com as crônicas dos alunos. “Uma nova versão do Para Gostar de Ler, algo naqueles moldes. E assim nasceu a coleção Nuvens de Palavras”, explica.
No novo volume, a sorocabana está com quatro crônicas nos volumes um, quatro e seis. “É um número bacana pra se sentir a escrita de um autor. E um belo treino pro lançamento de um livro solo.”
Para o trabalho, ela conta que procura usar diferentes abordagens e experiências. “Há aquelas crônicas mais intimistas, onde dou vazão às emoções, as memorialistas, onde conto histórias do passado, aquelas em que me coloco no lugar de um outro alguém para contar sua dor e aquelas com uma pegada cômica, minhas preferidas”, lembra.
A escritora também falou sobre o que espera da obra em que participa. “Que ele chegue a muitas pessoas. Que leve o encantamento, o aconchego, a palavra que ajuda, o riso fácil e descontraído. Que torne o dia mais leve e feliz.”
“A possibilidade do resgate de um sonho em dois momentos críticos que coincidiram: minha aposentadoria e a Covid. Era um momento difícil de história pessoal e social. Em meio a tudo, a realização desse sonho.”
Ídolo
Sorocabana Adriana Flório participa da última coletânea de crônicas de “Nuvens de Palavras”, lançada em 17 de outubro em Sorocaba (SP)
Divulgação
Ela também aproveitou para contar como conheceu o trabalho do escritor e cronista Eduardo Affonso. “O Eduardo sempre foi muito ativo nas redes sociais. Eu admirava sua escrita, ora séria, ora divertidíssima, sempre recheada de perspicácia, afiada. Ele dizia, quase sempre, o que eu gostaria de ter dito.”
A professora também expressou a admiração pelo escritor. “Ele é um erudito bastante acessível. Antes da aula, disponibiliza por e-mail o material com o qual iremos trabalhar na aula. Chegamos, então, prontos para discutir sobre determinada ideia, estratégia de escrita ou autor. Ele ouve a cada um em suas dúvidas e procura nos levar a um lugar de escrita confortável e única. Muitas vezes. É uma pessoa extremamente inteligente, empática e generosa”, lembra
Ele brinca que só há duas pessoas no mundo que o chamam de Edu: “Eu e Pedro Bial”, diz rindo.
“Sinto-me como se estivesse ganhando um grande presente. Estou em contato com Eduardo Affonso, um escritor que admiro profundamente e com quem aprendo muito. E também com escritores de todo o país, cada um com seu estilo e bagagem de vida, o que é profundamente enriquecedor.”
Na academia
Há alguns anos, ela posta seus textos nas redes sociais. Com isso, em 2023, veio um grande presente. “Tive a alegria de ser contatada por Cida Almeida, que me conheceu através de meus textos, para fazer parte da Academia Sorocabana de Letras (ASL). Das maiores alegrias que já vivi.”
Conforme ela, as aulas são todas on-line, assim como todos os contatos para a elaboração dos livros. “Os encontros presenciais só ocorrem quando há lançamento dos livros, tanto do Nuvens de palavras quanto dos amigos, já que muitos dos participantes escreveram seus próprios livros”. conta.
Leitura desde criança
A leitura e a literatura sempre estiveram presentes em sua vida, desde criança. “Aprendi a ler e escrever com cinco anos. Me lembro de andar com meus pais, tentando ler todas as placas que havia no caminho. Desde então, ler é um hábito”, lembra.
“Meus pais sempre mantiveram uma boa biblioteca em casa. Quando pequena, era uma leitora ávida dos gibis da Disney, que meu pai comprava religiosamente. Daí para os livros foi uma transição natural.”
“Mas a grande alegria veio, mesmo, quando li Uma Rua Como Aquela, da Lucília Junqueira de Almeida Prado. Na orelha do livro, vinha o endereço da escritora. Escrevi uma cartinha a ela contando sobre minha paixão por seu livro. Quase morri de alegria quando recebi uma resposta dela. O mundo mágico da escrita se misturava ao mundo real.”
Com o tempo, ela foi tomando contato com os clássicos e os best-sellers. “Sempre li de tudo – quase tudo, sem preconceitos. E o amor pela leitura só se expandiu. Quando lemos, percorremos por um tempo o caminho do outro. A leitura nos possibilita uma visão mais humana e empática sobre as coisas do mundo. E, como escritora, duplamente feliz, por poder compartilhar com o outro um pouco de meu caminho. Ler e escrever são dádivas, uma maneira muito particular de pertencer ao mundo.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias