Vítima foi baleada e atingida por bomba durante negociação para ser liberada por criminoso, enquanto estava em casa com filho de um ano, na Engomadeira. Jovem que perdeu a visão durante operação policial perde visão
“Estou tentando sobreviver, mas bem não estou. Sou agradecida a Deus por estar viva porque estou viva e minha família também”, disse Raísa Santos, jovem de 19 anos que perdeu a visão de um dos olhos ao ser feita refém e baleada no bairro da Engomadeira, no mês de agosto, em Salvador.
Raísa Santos está grávida e perdeu a visão após ser atingida por tiro e estilhaços de bomba. Em entrevista à TV Bahia, nesta terça-feira (29), Luciana Santos, mãe da jovem, informou que um laudo do hospital em que ela ficou internada detalhou que Raísa foi atingida por um tiro de arma de alto calibre. Ela descobriu a gravidez dentro da unidade de saúde.
O crime aconteceu no dia 5 de agosto. Na ocasião, a vítima estava em casa com o filho, um bebê de um ano e três meses, quando o imóvel foi invadido por um suspeito identificado como Gilvan Damasceno dos Santos, conhecido com “Carrasco”. Ele era perseguido pela polícia. [Relembre o crime ao final da matéria]
Durante as negociações com a Polícia Militar, a jovem foi atingida por um tiro e socorrida para o hospital em uma caminhonete da corporação. A Polícia Militar afirma que o tiro que atingiu a jovem foi disparado pelo suspeito, mas a advogada dele negou. Segundo a defesa, o tiro partiu de um policial militar.
Em entrevista à TV Bahia, Raísa Santos relatou que, no ocorrido, pediu para os policiais militares não atirarem e jogarem bombas na residência, mas não teve o pedido atendido. Segundo ela, Gilvan Damasceno estava desarmado quando os PMs entraram na casa.
“Os jogaram granada dentro da casa. Eu pedia socorro pela vida do meu filho. Era uma operação que podia ter dado certo, mas não deu. Quando o rapaz se rendeu, eu gritei que a gente iria sair. Eu estava bem ainda e enxergando. Eu fui atingida quando os policiais conseguiram entrar e não vi mais nada”, relatou.
Raísa disse que ainda não conseguiu o tratamento adequado para cuidar da visão para o outro olho, em que ela consegue enxergar.
“Eu fico preocupada como vai ser quando meu filho nascer. Quando eu saí do coma, os médicos deram chances, mas ainda não consegui esse tratamento”, disse a jovem.
Nesta terça-feira (29), Raísa prestou depoimento na Polícia Civil, que investiga o caso.
Dois dias após família ser feita refém, circulação de ônibus é retomada em bairro de Salvador
Jovem de 19 anos que perdeu a visão de um dos olhos após ser feita refém em Salvador descobre gravidez
Raísa Santos está grávida e perdeu a visão após ser atingida por tiro e estilhaços de bomba
Reprodução/TV Bahia
Relembre o caso
👉 Gilvan Damasceno entrou na casa enquanto estava sendo perseguido pelos policiais.
👉 No momento, a jovem de 19 anos estava com o bebê dentro do imóvel.
👉 O pai do menino entrou no imóvel depois, durante a negociação do Bope, para entregar a mamadeira do filho, e virou mais um refém.
👉 A jovem de 19 anos foi baleada.
👉 Ela foi socorrida pelo Bope e levada para o Hospital Roberto Santos.
👉 O bebê e o pai foram resgatados, sem ferimentos, momentos depois.
👉 A Polícia Militar confirmou que o suspeito também foi baleado.
👉 Uma ambulância do Samu chegou ao local e fez o atendimento do suspeito.
👉 A Polícia Civil informou que Gilvan Damasceno não resistiu aos ferimentos.
👉 A circulação de ônibus no bairro foi suspensa por dois e a decisão afetou outras localidades como Tancredo Neves e Estrada das Barreiras.
👉 Gilvan Damasceno foi enterrado no Cemitério Baixa de Quintas.
👉 A jovem de 19 anos passou por cirurgia e foi transferida do Hospital Roberto Santos para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde ficou internada.
👉 Raísa Santos perdeu a visão de um olho e descobriu gravidez dentro da unidade de saúde.
Duas das vítimas foram liberadas sem ferimentos.
Reprodução/TV Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻