1 de novembro de 2024

Um em cada 5 lares tem apenas um habitante em Campinas, índice acima do nacional


Pesquisador da Unicamp aponta que morte de companheiro, dinâmica econômica e aumento dos divórcios estão entre fatores que explicam expansão do número de casas com um só morador no país. O empresário Raphael Tancler, 28 anos, mora sozinho em Indaiatuba (SP)
Márcio de Campos/EPTV
Envelhecimento, questões econômicas, divórcios. Vários são os motivos que ajudam explicar o aumento nos domicílios com um só morador, tendência que tem crescido em todo o Brasil. Dados do Censo 2022 expõe essa mudança, que em Campinas (SP) é superior ao índice nacional – um em cada cinco lares da metrópole tem apenas um habitante.
São 20,69% das moradias em Campinas, o que representa 88.938 lares com apenas um habitante. No Censo de 2010, o percentual na cidade era de 13,98%, o que representava 48,6 mil lares. No Brasil, o percentual pulou de 12,18% para 18,97% em 12 anos – veja os dados abaixo.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Roberto Luiz do Carmo, pesquisador do Núcleo de Estudos de População (Nepo), da Unicamp, pontua que entre os fatores está o envelhecimento populacional, quando após a morte de um parceiro e outro passa a seguir sozinho. Mas outros chamam atenção.
“A própria dinâmica econômica, em famílias que as pessoas mais jovens conseguem viver sozinha. E aumento do número do divórcios”, detalha Carmo.

E esses fatores podem ser observados por outros indicadores econômicos, como a expansão do mercado imobiliário e aumento no consumo de energia.
“No caso da separação de uma família, isso faz com que haja aumento no consumo de energia, em vez de abastecer uma casa, mas dois lares”.
A independência econômica e a liberdade de morar sozinho são apontados por moradores da região que se enquadram nesses números.
O empresário Raphael Tancler, 28 anos, mora sozinho em Indaiatuba (SP).
“Eu sempre busquei ter minha independência, ter minha casa própria, receber quem eu gosto, receber do meu jeito. Conquistar minhas coisas”.
Aos 37 anos, Eder Gonçalves conta que há 14 anos escolheu a independência. Ele mora sozinho em Campinas.
“Morar sozinho para mim representa uma liberdade, uma facilidade em ter minha rotina estabelecida. Do jeito que gosto, dá prazer, sem interferência externa”, completa.
Eder Gonçalves conta que há 14 anos escolheu a independência. Ele mora sozinho em Campinas (SP)
Márcio de Campos/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

Mais Notícias