Após quimioterapia contra um Linfoma de Hodgkin, Miguel retornou à escola e foi surpreendido com comemoração em Varginha (MG). Miguel volta para as aulas após tratamento contra câncer em Varginha, MG
Balões coloridos, aplausos e abraços. Foi assim que o menino Miguel foi recebido na escola após terminar um tratamento contra o câncer. A surpresa aconteceu em um colégio de Varginha (MG) e o registro viralizou na internet. (Veja no vídeo acima)
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Após seis meses e meio de quimioterapia, a família e a equipe de médicos viram os exames do menino de apenas cinco anos melhorarem consideravelmente. A preocupação com a imunidade de Miguel era grande no início, mas depois os pais decidiram que o filho deveria ter experiências novas.
“A gente pensou: o Miguel tem que viver o extraordinário da vida. O Miguel vive! Ele tem que entender que a vida é muito preciosa”, disse a mãe do menino, Brenda Paula Nery Rodrigues.
Criança de cinco anos termina tratamento contra câncer e é recebido por colegas na escola
acervo pessoal
No vídeo divulgado por sua mãe, o menino demonstra surpresa ao rever os colegas e fica feliz por receber um abraço do amigo Teo.
“Ele fala: ‘Mamãe, olha o que eles estão fazendo pra mim!’”, conta Brenda, que acompanhava o filho no momento e também foi surpreendida.
A ideia partiu da professora Márcia Maria de Paula Santana, que deu aulas para Miguel na casa dele enquanto estava afastado, e sabia que ele voltaria à escola em breve. Então, outra professora, Maria Silvania Rodrigues Ribeiro Batista, sugeriu encher os balões e reunir as crianças.
“Nós temos o costume de fazer uma oração. Após a oração, as professoras entram em sala. Quando terminou a oração, chegou a mensagem da Brenda dizendo que o Miguel iria vir para a escola. Aí, na hora que terminou, foi aquela festa”, contou o diretor do Colégio Adventista de Varginha, Bruno de Faria.
Antes disso, o menino tinha visto os amigos somente no dia do aniversário. Em outro vídeo registrado pela mãe em junho deste ano, os colegas da escola o recebem com um “parabéns pra você”. (Assista no vídeo abaixo)
Miguel visita colegas da escola no seu aniversário em Varginha, MG
Doença no sistema linfático
A criança não frequentava a escola desde o ano passado. Foi em dezembro de 2023 que a família notou os primeiros sintomas da doença, começando por um inchaço no pescoço que acabou se espalhando.
“Tinha debaixo da axila, na virilha, e o baço dele estava inchado. A gente começou a lutar para conseguir uma hematologista infantil”, conta Brenda.
O primeiro atendimento foi feito por uma médica de confiança em Varginha e foi em Três Pontas que outra profissional apontou a possibilidade de um câncer. Após muitos exames, a família descobriu que se tratava de um Linfoma de Hodgkin.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer, o Linfoma ou Doença de Hodgkin é um câncer que começa no sistema linfático, responsável pela imunidade. Os órgãos desse sistema estão em partes do corpo como pescoço, axila e virilha e foi por isso que Miguel teve inchaços nesses locais – as conhecidas “ínguas”.
“O linfoma de Hodgkin tem a característica de se espalhar de forma ordenada, de um grupo de linfonodos para outro grupo, por meio dos vasos linfáticos. A doença surge quando um linfócito (célula de defesa do corpo), mais frequentemente um do tipo B, se transforma em uma célula maligna, capaz de multiplicar-se descontroladamente e disseminar-se”, informa o Ministério da Saúde.
Tratamento em hospital de Barretos
O caso de Miguel atingiu um nível avançado, afetando outras partes do corpo como o pulmão. A mãe afirma ter tido dificuldades para encontrar profissionais especializados no problema para atender o filho na região.
Depois de uma febre preocupante, a família de Miguel procurou pelo Hospital de Amor em Barretos (SP). A internação necessitou de arrecadações para arcar com os custos da clínica especializada em câncer.
Dessa forma, Brenda teve a ideia de rifar duas imagens de santos que guardava em casa. A mãe usou as redes sociais para divulgar as ações e as arrecadações pagaram R$ 1 mil do tratamento.
Mãe rifa imagens de santos para pagar tratamento de câncer do filho em Varginha, MG
acervo pessoal
Durante o tratamento, o menino enfrentou desafios como o uso de um cateter. A mãe comenta que a estratégia foi comparar o dispositivo a um utilizado pelo super-herói Homem de Ferro para facilitar a aceitação da criança.
Brenda comenta que atitudes como a da turma de Miguel são importantes para a recuperação, já que parte das recomendações médicas é o carinho oferecido ao menino.
“Eu lembro que o médico falou: ‘Eu não consigo dar uma estimativa pra vocês, mas, de 100% do tratamento, 20% é remédio e 80% é amor. O Miguel precisa de amor'”, relembra.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas