6 de novembro de 2024

Após nova remessa do Estado, Campinas inicia distribuição de vacina contra Covid-19 em postos


Spikevax (XBB) é a versão atualizada para proteger contra a subvariante Ômicron XBB 1.5, considerada pela OMS como a cepa com maior capacidade de transmissão atualmente. Vacina contra Covid-19 fabricada pela Moderna
Rogério Capela
A Prefeitura de Campinas (SP) iniciou, nesta quarta-feira (30), a distribuição nos postos de saúde de doses da vacina Spikevax (XBB), versão monovalente utilizada para proteger contra a subvariante Ômicron XBB 1.5 da Covid-19, considerada a cepa com maior capacidade de transmissão atualmente.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A distribuição ocorre após o recebimento de novas doses pelo governo de São Paulo. Os estoques da vacina estavam zerados nas unidades de saúde da região desde 21 de outubro e, por enquanto, não há previsão para entrega de nova remessa de doses, segundo a administração municipal.
De acordo com a prefeitura, a expectativa é de que todas as 68 unidades básicas estejam abastecidas com 5,9 mil doses até sexta-feira (1º). Vale destacar que o Ministério da Saúde é responsável por entregar as doses aos estados para distribuição aos municípios.
🦠 Que vacina é essa? A Spikevax, fabricada pelo laboratório Moderna, é uma versão monovalente atualizada para proteger contra a subvariante Ômicron XBB 1.5, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a cepa com maior capacidade de transmissão atualmente.
Quem pode tomar? A aplicação da vacina é destinada para crianças de 6 meses a 4 anos e para moradores a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários. A lista inclui:
pessoas de 60 anos ou mais;
pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores;
pessoas imunocomprometidas;
indígenas;
ribeirinhos;
quilombolas;
gestantes e puérperas;
trabalhadores da saúde;
pessoas com deficiência permanente;
pessoas com comorbidades;
pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos);
funcionários do sistema de privação de liberdade;
adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
pessoas em situação de rua.
💉 Quando tomar a vacina? Pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidas devem receber dose semestral, enquanto os demais grupos prioritários recebem dose anual.
“Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários precisa de nova dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de pelo menos três meses do imunizante anterior”, explica a prefeitura.
Já a regra para crianças de 6 meses a 4 anos é a seguinte:
não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose de vacina contra covid-19 devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas.
imunizadas de forma incompleta com vacinas covid-19 originais (vacinas CoronaVac ou Pfizer baby) devem completar o esquema;
com idade até 4 anos e completamente imunizadas com vacinas Covid-19 originais (três doses) devem receber uma dose da fabricante Moderna;
imunocomprometidas que nunca se vacinaram devem receber o esquema primário de três doses da vacina Spikevax.
No caso de adultos:
Só precisa receber uma dose quem nunca recebeu imunizante contra Covid-19 – considerando-se que não faça parte de grupos prioritários.
Como fazer o autoteste de Covid-19 com segurança no resultado
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias