15 de novembro de 2024

Em meio às serras mineiras, um importante marco arquitetônico completa 80 anos


Grande Hotel Termas de Araxá: 80 anos de história e arquitetura No coração de Minas Gerais, o Grande Hotel Termas de Araxá é mais do que um monumento turístico. Completando 80 anos em 2024, este símbolo da arquitetura brasileira tem sido, ao longo das décadas, um marco para a engenharia, a arquitetura e a hotelaria nacional. Erguido em um período conturbado da história mundial — em plena Segunda Guerra Mundial —, o hotel se destaca por seu estilo neoclássico, que remete à riqueza de detalhes pouco vistos em construções da época.
O principal responsável pela arquitetura do Grande Hotel Termas de Araxá é Luiz Signorelli, um arquiteto e pintor mineiro, formado no Rio de Janeiro. No projeto, ele uniu o estilo eclético do neoclássico com a inovação do Art Decó e do modernismo, com salões, colunas e elementos decorativos atrativos. Os detalhes são todos em homenagem às características da arquitetura do início do século XX.
Salão Azul ou Solar de Inverno chama atenção tem vitrais que representam o céu sempre estrelado de Araxá. O teto é sustentado por colunas de estilo Dórico, o que traz a sensação de paz e tranquilidade, complementada pela vista incrível das suas grandes janelas
Banco de Imagens /Divulgação
O exterior do Grande Hotel Termas de Araxá foi inspirado nas Missões Espanholas, mesmo estilo encontrado nas antigas construções coloniais da América Espanhola, em países como Colômbia e Venezuela. Esse estilo faz com que as paredes carreguem um ideal de simplicidade, por conta do barro avermelhado.
A combinação da simplicidade com requinte dos detalhes é o que faz com que a arquitetura seja singular
Banco de Imagens /Divulgação
Entre paredes que contam histórias, a parte interna do hotel carrega o estilo Neoclássico, nítido nos capitéis das colunas e arcos do local. Caminhar pelos corredores é como mergulhar em uma viagem no tempo, é despertar a sensação de estar em uma estrutura Greco-Romana, mesmo estando no interior de Minas.
Arquitetura do Grande Hotel se inspirou no estilo Neoclássico
Banco de Imagens /Divulgação
Em meio ao verde das montanhas mineiras, o hotel se tornou uma referência não só pela sua arquitetura singular, mas também por suas termas, que atraem turistas de todo o Brasil e do mundo. Os banhos termais, com propriedades medicinais, são uma atração à parte, com uma galeria suspensa que se abre com uma rotunda de 17 metros de altura, preenchida com vitrais que descrevem a história de Araxá e do Complexo do Barreiro. Com 16.300 m², o trajeto é repleto por paisagens e pontos turísticos de Minas Gerais que remetem ao estilo clássico e proporcionam aos visitantes uma experiência de relaxamento e bem-estar.
No piso das termas, uma grande mandala energética de oito pontas é símbolo para a arquitetura e, também, para a espiritualidade
Banco de Imagens Grande Hotel
Entre a vegetação tropical do cerrado mineiro, 400.000 m² de área verde guardam os segredos de um dos cenários mais representativos do estado. Esse verde que circula o hotel foi transformado em jardim por Roberto Burle Marx. O artista imprimiu sua assinatura no Grande Hotel e em todo o país, pois ajudou a introduzir o paisagismo moderno no Brasil e foi um dos pioneiros a reivindicar a preservação das florestas tropicais.
Burle Marx imprimiu sua assinatura no Grande Hotel com o paisagismo moderno e a preservação da natureza do entorno
Banco de Imagens Grande Hotel
Nos dias atuais, o Grande Hotel Termas de Araxá continua a encantar por sua riqueza de detalhes. Os hóspedes são pessoas interessadas na história e na cultura do local, além de aqueles que procuram um refúgio descanso. Aos fins de semana e feriados, o hotel costuma receber um fluxo constante de visitantes, muitos dos quais atraídos pela arquitetura e pela oportunidade de vivenciar a história de perto. Visitas guiadas pelo interior do hotel são bastante populares, permitindo que os hóspedes conheçam os salões, as suítes e as termas, enquanto aprendem sobre a história do edifício e os desafios enfrentados para sua construção.
Parceria com a Codemge pelo desenvolvimento do Turismo em MG
A Codemge tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. E o projeto de parceria com a iniciativa privada para administração do Grande Hotel – um dos ativos turísticos mais importantes da Codemge, está alinhado com essa missão, pois estimula o turismo e a conectividade regional, destacando o estado de Minas Gerais, promovendo-o como destino.
De acordo com a Diretora de Relações Institucionais do Grande Hotel, Fernanda Zatar Bicalho, preservar um patrimônio é garantir que a história permaneça viva para diferentes gerações. Cada parede, cada detalhe arquitetônico, cada espaço preservado carrega as memórias de um tempo que moldou a cultura e a identidade de um lugar. “Cuidar desse patrimônio, não é apenas conservar o empreendimento, é também assegurar que futuras gerações tenham a oportunidade de vivenciar, aprender e se conectar com o passado de maneira tangível”, comentou Fernanda.
Serviço
Informações e reservas: 0800 0031 910 – reservas.araxa@gharaxa.com
www.grandehotelaraxa.com
instagram: @grandehoteldearaxa
facebook:.facebook.com/grandehoteldearaxa/

Mais Notícias