26 de dezembro de 2024

VÍDEO: Moradora do Paraná registra passagem de nuvem com raios durante tempestade: ‘Assustador e lindo ao mesmo tempo’


Meteorologista explica que trata-se de uma intensa atividade elétrica dentro de uma tempestade, “algo que não é muito observado no dia-a-dia”. Moradora do Paraná registra nuvem com raios em tempestade
Uma moradora de São Mateus do Sul, no sul do Paraná, filmou a passagem de uma nuvem carregada com diversos raios durante a tempestade registrada na noite de terça-feira (29).
O registro foi feito às 19h11 por Maria Pietrala, que reside em um ponto alto da Vila Prohmann.
“Consegue ser assustador e lindo ao mesmo tempo, né?! Eu costumo fotografar o pôr do sol na minha varanda. E nesse dia estava começando a anoitecer; estava um tempo bom, mas apareceu essa nuvem no canto com todos esses raios… Subi [na varanda] para ver e fiz esse vídeo em time-lapse [com imagens aceleradas]”, conta ela.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O g1 procurou o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) para entender o fenômeno e o meteorologista Fernando Gomes explicou que trata-se de uma intensa atividade elétrica dentro de uma de tempestade, “algo que não é muito observado no dia-a-dia, mas que é comum em tempestades severas”.
“Fortes correntes ascendentes e descendentes ocorrem dentro de uma nuvem de tempestade. Essas correntes ajudam a produzir o graupel, que é um floco de neve envolto em gelo, também conhecido como pelota de neve. A colisão do graupel com gotículas de água e partículas de gelo adicionais ajuda a criar uma região carregada negativamente na base da nuvem e outra região carregada positivamente no topo da nuvem, e é a partir da diferença de potencial entre a base e o topo da nuvem que as descargas elétricas (raios) são formadas”, detalhou.
O meteorologista também ressaltou que a quantidade elevada de raios registrada no vídeo foi resultado de um ambiente muito instável, que contou com muita umidade, ventos mudando significativamente de velocidade e direção, e fortíssimas correntes ascendentes e descendentes dentro da nuvem.
“É importante considerar também que o vídeo pode estar acelerado, passando a impressão de ocorrência de mais raios por segundo do que realmente ocorreu”, destacou, referindo-se à gravação em time-lapse.
Leia também:
Trânsito: Veja localização de novos radares em instalação em estradas no Paraná
Ataque de abelhas: Grupo com mais de 80 alunos e professores de escola cívico-militar é atacado por abelhas durante visita a ponto turístico do Paraná
Investigação: Filha vai visitar túmulo do pai e encontra sepultura violada e caixão com tampa aberta no Paraná
Moradora do Paraná registra nuvem com raios em tempestade
Reprodução/Maria Pietrala
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias da região no g1 Campos Gerais e Sul.

Mais Notícias