Paralisação dos trabalhadores começou ainda durante a madrugada desta quinta-feira (31). Sindicato disse que os R$ 750 de PLR foram pagos no início da tarde e, por isso, os trabalhos foram retomados. JTU, em Jacareí
Divulgação/JTU
A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Jacareí chegou ao fim no início da tarde desta quinta-feira (31), após quase 11 horas de paralisação. O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os trabalhadores fizeram a greve alegando falta de pagamento de R$ 750 em Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Segundo o sindicato, o pagamento foi feito pela Jacareí Transporte Urbano (JTU) nesta tarde. A entidade afirmou ainda que, se houver qualquer atraso, os trabalhadores irão fazer nova paralisação.
Ao todo, cerca de 250 funcionários da JTU aderiram à greve nesta quinta-feira. O sindicato explicou que um acordo previa que o pagamento do PLR para os motoristas e cobradores fosse realizado até esta quarta-feira (30), o que não tinha acontecido até então. A segunda parcela está prevista para 30 de junho do ano que vem.
Como o valor não foi recebido pelos funcionários da cidade, o sindicato realizou uma assembleia por volta das 3h desta quinta-feira (31), em que foi confirmado o início da greve.
Após às 14h, a greve chegou ao fim e os trabalhadores da JTU voltaram a operar o transporte público na cidade.
Motoristas de ônibus entram em greve em Jacareí
Paralisação
Por volta das 8h30, os motoristas e cobradores seguiam paralisados na porta da empresa. Com isso, diversos moradores que precisaram dos ônibus foram pegos de surpresa no início da manhã.
“Uma grande surpresa. Eu cheguei aqui e de repente greve. Já estou aqui há meia hora esperando para ver se volta, mas até agora nada. Vou precisa chamar um Uber para ir trabalhar. Eu realmente fui pego de surpresa”, afirmou o jovem aprendiz Lucas Gonçalves da Silva.
“Ia pegar o ônibus, mas cheguei aqui no ponto e não tinha ônibus. Eu preciso de ônibus. Sem ônibus eu não consigo chegar até lá”, disse o mecânico Aldemício Laureano.
Vale destacar que apenas os funcionários responsáveis pelo transporte público municipal de Jacareí ficaram paralisados nesta quinta-feira (31) – os ônibus que fazem transporte intermunicipal, como por exemplo entre Jacareí e São José dos Campos, atuaram normalmente.
Por nota, a Jacareí Transporte Urbano (JTU) informou que foi surpreendida com a paralisação e que ‘o atraso de um dia no pagamento da PLR não justifica tal reação’.
“A empresa tem honrado o pagamento de salários e benefícios de seus colaboradores, apesar do desequilíbrio contratual existente, agravado pela crise pandêmica e pela ausência de aporte do subsídio que o Município deve realizar, de forma periódica, para fazer frente, minimamente, aos custos essenciais de operação do sistema de transporte público na cidade”, disse a empresa no início da manhã.
Jacareí tem greve de motoristas de ônibus
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina