25 de dezembro de 2024

Satélite da Nasa divulga detalhes inéditos do tsunami que fez a Terra vibrar por nove dias


Deslizamento de terra criou ondas que se espalharam em um fiorde na Groenlândia, criando vibrações que viajaram pelo mundo. Pesquisadores de 15 países se uniram para entender a causa do evento sísmico. Visualização de dados de satélite da NASA mostra níveis mais altos de água no lado norte do Fjord Dickson, na Groenlândia, em 17 de setembro de 2023. Um deslizamento de rocha no dia anterior causou um tsunami de nove dias e tremores sísmicos globais.
NASA Earth Observatory
A Nasa, a agência espacial norte-americana, divulgou detalhes inéditos do tsunami que gerou um evento sísmico que ecoou pelo mundo por nove dias, em setembro de 2023.
O evento, causado por um grande deslizamento de rochas em setembro de 2023, fez as águas do Fiorde Dickson, na Groelândia, oscilarem de um lado para o outro a cada 90 segundos.
O evento foi registrado pelo satélite SWOT, uma missão conjunta da Nasa com o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES), que mede o nível da água em superfícies de oceanos, lagos e rios em alta resolução (veja a imagem acima).
Lançado em 2022, o satélite detectou que, após o deslizamento, o nível da água no lado norte do fiorde chegou a ficar até 1,2 metros mais alto que o lado sul.
Na imagem divulgada pela agência, também é possível ver essa diferença de elevação, com as áreas mais altas destacadas em vermelho e as mais baixas em azul.
“Coincidentemente, o SWOT passou sobre o fiorde em um momento em que as águas estavam bastante acumuladas contra a parede norte,” afirmou Josh Willis, especialista em nível do mar no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia. “Observar a forma da onda é algo que nunca conseguimos fazer antes do SWOT.”
O sinal sísmico apareceu em estações científicas ao redor do mundo, mas não se assemelhava a um terremoto.
Inicialmente, os cientistas que o estudaram suspeitaram de falhas nos equipamentos ou do surgimento de um novo vulcão, chamando o fenômeno de “Objeto Sísmico Não Identificado” (USO, na sigla em inglês).
O estudo que revelou detalhes inéditos do tsunami foi publicado na revista Science e foi realizado por uma equipe internacional de cientistas que analisaram os dados do SWOT.
LEIA TAMBÉM:
A aventura corajosa da primeira mulher a passar o inverno sozinha no Ártico
Tsunamis no Ártico: a mais nova e perigosa ameaça das mudanças climáticas
Deslizamento de terra desencadeado por mudanças climáticas fez a Terra vibrar por nove dias há um ano
UCL
Terremoto ocorrido em Portugal provocou um tsunami na Paraíba em 1755

Mais Notícias