1 de novembro de 2024

Vale do Paraíba registra o menor número de roubos em um mês desde o início da série histórica da SSP em 2001


Dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (31) e mostram que, em setembro, a região teve 271 casos registrados, menor número em 23 anos. Vale do Paraíba registra o menor número de roubos em um mês desde o início da série histórica da SSP em 2001.
Marcello Zambrana/Agif/Estadão Conteúdo
O Vale do Paraíba registrou, no mês de setembro, o menor número de roubos em um único mês desde o início da série histórica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em 2001.
Em setembro, segundo o balanço, a região contabilizou um total de 271 roubos registrados nas 39 cidades.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em junho deste ano, o Vale já tinha registrado pela primeira vez um número abaixo de 300 casos de roubos: em junho, quando 276 roubos ocorreram nas cidades da região.
Nesse período de quase 24 anos de registro, a região atingiu o pico mensal de roubos em 2016. Na ocasião, por exemplo, a região chegou a atingir a marca de 1.190 roubos em um único mês — o que aconteceu em agosto daquele ano.
A estatística de roubos apontada pela SSP leva em consideração os roubos em geral somados aos roubos de carga e roubos a banco ocorridos na região.
No acumulado deste ano até setembro, a região somou 2.843 casos de roubos registrados. O número representou uma queda de 13,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram 3.285 casos registrados.
Criminalidade em queda
A queda histórica no número de roubos na região acompanha a redução que o Vale teve neste ano até setembro também em outras estatísticas, como, por exemplo, o número de mortes violentas.
Segundo o levantamento, foram 235 assassinatos registrados entre janeiro e setembro deste ano na região. O número representa uma queda de 8,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando 258 pessoas foram assassinadas na região.
O número de assassinatos leva em consideração o número de vítimas em homicídios dolosos — aqueles onde há a intenção de matar — e as vítimas de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte.
O número de roubos de veículos também caiu: foi de 479 para 386, representando baixa de 19,4%.
Além dos roubos de veículos, os furtos de veículos também tiveram uma queda significativa na região neste ano: -29,1%. Isso porque, segundo a SSP, o número de casos entre os dois anos passou de 2.177 para 1.543.
Os furtos em geral tiveram redução de 6,77%, passando de 17.049 casos entre janeiro e setembro do ano passado para 15.894 casos neste ano.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias