27 de dezembro de 2024

Conheça a cidade do RS que tem como costume empinar pipa na Sexta-Feira Santa

Nesta data, o Parque Internacional de Santana do Livramento, praça que simboliza a fronteira entre Brasil e Uruguai, fica tomada pelas pipas. Costume fez surgir na cidade o Festival da Pandorga. Festival da pandorga é tradição em Santana do Livramento
Ovos de chocolate? 🥚 Fantasia de coelho? 🐰 Nada disso, em uma cidade da fronteira entre o RS e o Uruguai, a tradição dessa época do ano é empinar pipa! 🥕🪁 Na Sexta-Feira Santa, a população de Santana do Livramento tem o costume de sair às ruas e encher o céu da cidade com o brinquedo, também conhecido no RS como papagaio ou pandorga. 🪁🪁🪁
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Nesta data, o Parque Internacional de Santana do Livramento, praça que simboliza a fronteira entre Brasil e Uruguai, fica tomado pelas pipas – com famílias brincando de olho no céu e vendedores aproveitando para comercializar uma grande variedade de estilos do produto.
“Vim do Ceará para vender cama, mesa e banho, e agora também pandorgas. Precisa aprender a vender a tradição de Santana, que é um lugar que eu adoro”, diz a autônoma Sílvia Mota, que aproveita pra incrementar a renda nesta época.
Pandorgas são tradicionais em Santana do Livramento
Reprodução/RBS TV
🪁 O costume inclusive fez surgir o Festival da Pandorga. Já são 48 edições do evento. Em 2024, o tema da festa é o combate ao mosquito da dengue.
“A ideia surgiu como uma maneira de conscientizar a população com relação ao que está acontecendo, uma prevenção contra a doença. A pandorga que melhor abordar a temática vai ser premiada”, explica o coordenador de lazer da Secretaria Municipal de Cultura da cidade, Syldio Porto Dias Neto.
Em Santana do Livramento, empinar pipa é uma tradição de Páscoa
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias