Animal foi encontrado na Praia do Meio, município de Parintins, nesta sexta-feira (1º). Peixe-boi fêmea é achada morta em banco de areia no interior do Amazonas
Uma fêmea de peixe-boi foi encontrada morta, nesta sexta-feira (1º), em uma enseada da Praia do Meio, no município de Parintins. O animal estava encalhado em um banco de areia que se estende no meio do Rio Amazonas, efeito da seca histórica que atinge o estado.
O Amazonas vive a pior seca de todos os tempos em termos de impactos econômicos e sociais. Segundo a Defesa Civil do Amazonas, mais de 800 mil pessoas estão sendo afetadas pelo baixo nível dos rios e os prejuízos já ultrapassam R$ 620 milhões em 2024. Todas as cidades do estado estão em situação de emergência.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O professor Juan Correa foi quem encontrou o peixe-boi enquanto visitava o local com a família. Segundo ele, o animal estava intacto e aparentava ter morrido há poucas horas.
“Ela encalhou e não soube retornar ao rio devido ao seu tamanho. Estávamos tirando fotos no momento e então avistamos um volume que a princípio parecia ser um boto. Então fomos investigar mais de perto e identificamos que era o peixe boi”, lamentou o professor.
De acordo com o serviço de monitoramento hidrológico da Defesa Civil do Amazonas, nesta sexta-feira, o nível do Rio Amazonas na região onde o animal foi encontrado é de -2,52 metros.
A seca histórica que forma bancos de areia é um agravante porque diminui a área de navegação dos peixes-boi, permitindo que encalhem nas praias ou se tornem presas fáceis para os caçadores.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi acionada para fazer o monitoramento no local e o resgate do corpo do peixe-boi, que deve passar por análises.
O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Dray, lamentou o ocorrido e encaminhou as imagens para o conhecimento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), ao veterinário Anselmo d´Affonseca, que monitora o peixe-boi da Amazônia no Laboratório de Animais Aquáticos.