27 de dezembro de 2024

Jornada pelos trilhos: as histórias e paisagens reveladas nas viagens de trens de longa distância pelo Brasil

O Globo Repórter desta sexta-feira (29) mostrou encantos dentro e fora dos vagões. Jornada pelos trilhos: as histórias e paisagens reveladas nas viagens de trens de passagei
Diferente das viagens que milhões de pessoas enfrentam diariamente nas grandes cidades, o Brasil conta com passeios sobre trilhos que transportam para verdadeiras viagens no tempo.
O Globo Repórter desta sexta-feira (29) viajou de trem pelo país e revelou encantos dentro e fora dos vagões. Veja mais abaixo.
Uma das mais espetaculares do mundo
Globo Repórter faz viagem no trem que liga Curitiba a Morretes, no litoral do Paraná
No Paraná, a equipe fez a viagem de trem que é considerada uma das mais espetaculares do mundo. O trajeto liga Curitiba a Morretes, no litoral do estado. São cerca de 70 quilômetros de trilhos que passam por 13 túneis e 41 pontes.
Viagem de trem no Paraná é considerada uma das mais espetaculares do mundo
Reprodução/TV Globo
O cenário também muda dentro do trem conforme o vagão. Um deles é decorado com mesas e poltronas para os passageiros e oferece até ar-condicionado.
Viagem de trem no Paraná é considerada uma das mais espetaculares do mundo
Reprodução/TV Globo
O último vagão conta com uma varanda panorâmica para os passageiros fazerem fotos.
Viagem de trem no Paraná é considerada uma das mais espetaculares do mundo
Reprodução/TV Globo
Após três horas de viagem, é realizada a única parada na Estação Marumbi, de onde é possível seguir na trilha que leva até o Monte Olimpo, um dos pontos mais altos do sul do país.
Monte Olimpo, um dos pontos mais altos do sul do país
Reprodução/TV Globo
Viagem mais longa feita por trem de passageiros no país
Globo Repórter embarca em viagem mais longa feita por trem de passageiros no Brasil
A equipe também embarcou numa viagem de 900 quilômetros da capital maranhense até Parauapebas, no Pará. Esse é o trajeto mais longo feito por um trem de passageiros no Brasil.
A ferrovia cruza 27 municípios e demora ao menos 16 horas, com dez estações de embarque e desembarque no caminho. O trem aproxima famílias, encurta a distância dos tratamentos médicos, é o meio de transporte para quem vai para o trabalho e já serviu até de mudança.
“A gente empacotou prato, panela, xícaras. Um monte de coisa. A gente desmontou uma cama de madeira, desmontou todinha e despachou no trem”, conta a bombeira civil, Mariselma Rodrigues da Silva.
Globo Repórter embarca em viagem mais longa feita por trem de passageiros no Brasil
Reprodução/TV Globo
No comando da viagem estão duas mulheres. A chefe do trem, Evanilde Barros e a encarregada de bordo, Silvia Santos compartilham algumas lembranças inesquecíveis que carregam dessas viagens.
“Nós já tivemos parto aqui dentro, já tivemos óbito, infelizmente”, conta Silvia.
Globo Repórter embarca em viagem mais longa feita por trem de passageiros no Brasil
Reprodução/TV Globo
“Aqui você conecta pessoas e você participa das vidas das pessoas. Já vimos de tudo, de tudo um pouco”, relata Evanilde.
Globo Repórter embarca em viagem mais longa feita por trem de passageiros no Brasil
Reprodução/TV Globo
A jornada também revelou histórias emocionantes dos passageiros, como o Mykelson de Araújo, que estava indo pedir a namorada em casamento. Ele revela que o trem teve uma participação especial nesse caso de amor.
“Como eu moro em São Luís e ela em Parauapebas, ficou essa distância, namoro à distância e acabei que a cada dois meses eu estou indo para lá de trem, viajando”, destaca o massoterapeuta.
Ao chegar no destino final, o Mikelson não aguentava esperar mais. Pediu a Maely em casamento ali mesmo na estação.
Globo Repórter embarca em viagem mais longa feita por trem de passageiros no Brasil
Reprodução/TV Globo
A ‘Maria Fumaça’ de Passa Quatro (MG)
Maria Fumaça: como a locomotiva transformou uma cidade do interior em cenário de novelas e
A Maria Fumaça foi mais que um simples meio de transporte; ela se tornou um ícone do progresso. Muitos sonhavam em embarcar em uma delas.
Embora tenha perdido espaço na vida dos brasileiros, o tempo revelou a verdadeira essência dessa máquina, capaz de transformar a rotina de uma pacata cidade do interior em um cenário de novelas e filmes.
Maria Fumaça: como a locomotiva transformou uma cidade do interior em cenário de novelas e
Reprodução/TV Globo
A cada final de semana, os vagões partem da estação de Passa Quatro e despertam nostalgia nos passageiros, como o Mauro Lassance.
“Eu sempre via as novelas, aquela Maria Fumaça, aquilo era meu encanto. Sempre tinha vontade de passear num trem”, compartilha o aposentado.
Maria Fumaça: como a locomotiva transformou uma cidade do interior em cenário de novelas e filmes
Reprodução/TV Globo
Viagem até a terra de Sebastião Salgado
Globo Repórter faz viagem de trem até a terra de Sebastião Salgado, em Minas Gerais
A equipe também fez uma viagem por trilhos mineiros. O trajeto que, tem como partida Belo Horizonte, desperta curiosidade e saudade nos passageiros:
“Eu voltei na época de quando eu visitava o meu avô. Dá muita saudade dele”, compartilha a auxiliar de farmácia, Gláucia Alves.
Globo Repórter faz viagem de trem até a terra de Sebastião Salgado, em Minas Gerais
Reprodução/TV Globo
O menino Luís Alves expressa sua admiração pelo trem:
“É a melhor coisa que tem na minha vida. Se eu pudesse, eu morava em um trem”, afirma o estudante.
Globo Repórter faz viagem de trem até a terra de Sebastião Salgado em Minas Gerais
Reprodução/TV Globo
Uma das paradas é Aimorés. A estação é bem perto da terra de Sebastião Salgado. O fotógrafo relembra o tempo em que o trem levava os jornais e os filmes para os dois cinemas da cidade.
“Quando parava o trem, a gente via o mesmo filme durante uma semana inteira”, compartilha.
Globo Repórter faz viagem de trem até a terra de Sebastião Salgado em Minas Gerais
Reprodução/TV Globo
A vila inglesa construída com a primeira ferrovia de SP
Conheça a vila inglesa construída com a primeira ferrovia de SP
A melhor maneira de chegar à vila de Paranapiacaba ainda é da mesma forma como se fazia no final do século XIX. O trem parte da estação da Luz em São Paulo, e leva uma hora e meia. A viagem é feita em dois vagões com 350 lugares, da década de 1950.
Conheça a vila inglesa construída com a primeira ferrovia de SP
Reprodução/TV Globo
Paranapiacaba tem apenas 900 moradores e recebe, em média, 3 mil visitantes que chegam de trem durante o fim de semana.
“A ferrovia é tudo de bom. Nós não podemos deixar morrer isso e as histórias de quem fez isso, quem fez o nosso país”, diz Zélia Paralego, da Sociedade Preservação e Resgate de Paranapiacaba.
Conheça a vila inglesa construída com a primeira ferrovia de SP
Reprodução/TV Globo
O guarda ferroviário aposentado, Edson Moretti passa o tempo criando as próprias maquetes de estradas de ferro. É um jeito dele poder voltar no tempo e matar a saudade.
“Eu amava trabalhar na ferrovia. Só me arrependo que eu entrei com 24 anos de idade e não entrei com 18 anos. Se soubesse tinha entrada antes. É muito apaixonante”, ressalta o ferreomodelista.
Conheça a vila inglesa construída com a primeira ferrovia de SP
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 29/03/2024
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