Documento será levado para apreciação dos chefes de Estado na Cúpula do G20 Brasil no Rio de Janeiro. Declaração Ministerial é aprovada por unanimidade pelas nações do G20, em Belém.
Zack Stencil
O Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres do G20 encerrou nesta sexta-feira (1º) o encontro em Belém e aprovou, por unanimidade dos 22 países que compõem o bloco, uma Declaração Ministerial.
O documento será levado para apreciação dos chefes de Estado na Cúpula do G20 Brasil, em novembro deste ano, no Rio de Janeiro. Veja o documento na íntegra aqui.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A declaração tem 19 itens e traz compromissos de integrar o mundo em ações estratégicas e de financiamento para a prevenção do risco de desastres, como resumido na introdução.
O acordo internacional, chamado de “Reduzindo Vulnerabilidades e Abordando Desigualdades”, foi lido pelo ministro das Cidades, Jader Filho. Após a leitura, os países-membros ratificaram a redação do documento, sem alterações.
A Declaração Ministerial aprovada em Belém manifesta o apoio de todos os países-membros à atuação da Presidência Brasileira, em colocar o problema da desigualdade no centro da agenda do Grupo de Trabalho de Redução de Riscos de Desastres (DRRWG).
Ao final do encontro, os ministros reforçaram o compromisso do Governo Brasileiro em seguir fortalecendo o legado da cooperação internacional no enfrentamento aos eventos climáticos e na proteção da população.
O Grupo de Trabalho, que está sob a presidência brasileira do G20, é coordenado pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA