5 de novembro de 2024

Ministério da Justiça insere em sistema de alerta para redes menina que desapareceu na Grande Natal


Maria Fernanda da Silva Ramos desapareceu no início da tarde de quinta-feira (31) em São Gonçalo do Amarante. Caso foi registrado na manhã desta sexta (1º) na Polícia Civil. Maria Fernanda da Silva Ramos desapareceu em São Gonçalo do Amarante
Divulgação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) inseriu no “Amber Alerts” – um sistema de alertas para auxiliar no encontro de pessoas desaparecidas no Brasil – a menina Maria Fernanda da Silva Ramos, de 12 anos de idade, que desapareceu na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal na quinta-feira (31).
O programa Amber Alert é um sistema de alertas urgentes, estabelecido nos Estados Unidos e adotado pelo Brasil desde agosto de 2023, que é ativado em alguns casos de rapto, sequestro ou desaparecimento de crianças, segundo o MJSP.
📳 Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
📣 O sistema dispara publicações nas plataformas da Meta (como Facebook e Instagram) para anunciar a descrição da criança seqüestrada, além de descrições de qualquer indivíduo suspeito de envolvimento no crime. Quando o Amber Alerts é ativado, há um comunicado especial encaminhado às plataformas da Meta para publicar o alerta no raio de até 160km do local do fato ocorrido.
O sistema informou, no caso de Maria Fernanda, dados como:
Descrição da roupa: Ela vestia calça preta e camisa de time;
Onde foi vista pela última vez: Quinta feira (31/10, às 12h20);
Último local onde foi vista: Rua Professor Luiz Soares, número 10, bairro Golandim, São Gonçalo do Amarante; (veja na imagem acima)
Alerta aparece nas redes sociais
Reprodução/g1
O que ocorreu
Maria Fernanda desapareceu nesta quinta-feira (31) após sair de casa para ir à escola em São Gonçalo do Amarante. A família registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Plantão da Zona Norte da capital na manhã desta sexta-feira (1º).
Segundo familiares, Maria Fernanda foi vista pela última vez ao sair de casa por volta das 12h20. Testemunhas informaram aos parentes que viram a menina entrando em um carro vermelho, após conversar com o motorista por alguns minutos.
Maria Fernanda, de 12 anos, desapareceu ao sair de casa para a escola na Grande Natal
Cedida
Passo a passo
Maria Fernanda mora com a família no bairro Golandim, na Rua Santa Margarida Maria. Segundo a irmã, Vitória Ramos, a adolescente tinha passado a manhã em um projeto social do bairro, onde recebe aulas de reforço e participa de atividades esportivas, voltou para casa e se arrumou para ir para a Escola Municipal Genésio Cabral, na mesma região, onde tem aulas regulares à tarde.
Na ida para a escola, a menina voltou a passar em frente ao projeto social, mas desapareceu antes de chegar à escola. Testemunhas informaram que ela foi vista entrando em um carro vermelho. Segundo o MJSP, o carro seria uma Strada.
A última vez em que Maria Fernanda foi vista foi em frente à sede do projeto social. Ela caminhava na Rua Professor Luiz Soares em direção à escola.
Adolescente desaparecida passou na frente de projeto social durante o trajeto para a escola no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
A família forneceu à polícia imagens que mostraram um veículo vermelho – e com as características citadas por testemunhas – fazendo o mesmo percurso da menina a caminha da escola. Maria Fernanda passou na Rua Luiz Soares às 12h22. O carro, 12 minutos depois, às 12h34.
A picape vermelha apareceu nas imediações da escola onde a criança estuda, seguindo em direção à Avenida Tomaz Landim, no Parque dos Coqueiros.
Escola Municipal Genésio Cabral de Macêdo era destino da menina que desapareceu
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Família pede ajuda para encontrar menina
Segundo a irmã Vitória Ramos, Maria Fernanda tinha redes sociais instaladas em celulares de familiares e ninguém encontrou conversa suspeita dela com qualquer pessoa, nos aplicativos.
“Ela não é de fazer essas coisas. Não é de festa, não é menina que está no meio do mundo. É menina de casa e de escola. Ninguém sabe onde procurar mais, porque o que a gente tinha que fazer a gente já fez, já procurou em todos os lugares, já botamos foto dela em todos os cantos, em grupos (de redes sociais), tudo que você imaginar, a gente já fez”, disse a irmã.
Mãe da menina, a cuidadora de idosos Fabiana Pessoa da Silva distribuiu planfetos com familiares à procura de Maria Fernanda.
“Quem estiver com ela, por favor. Aqui é uma mãe desesperada, não sei o que fazer mais, entregue ela por favor”, pediu.
“Uma pessoa viu ela entrando nesse carro e de lá desapareceu. Até agora a gente está em busca dela, mas não tem notícia de nada”, lamentou.
📞 Informações podem ser repassadas à Polícia Civil por meio do telefone 181 ou ao Ciosp, no 190
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Mais Notícias