29 de dezembro de 2024

Passa de 200 o número de mortos na tempestade que atingiu o leste da Espanha


O governo espanhol disse que reforçou o trabalho de limpeza e resgate com mais 500 militares e afirmou que a prioridade é localizar os desaparecidos. Na Espanha, chega a 205 o número de mortes causadas por tempestade
Chegou a 205 o número de mortos na tempestade que atingiu o leste da Espanha. A reportagem é do enviado especial Leonardo Monteiro.
Com pás e vassouras, milhares de pessoas dedicaram a sexta-feira (1º) à solidariedade. Vassoura na mão, balde na outra. Nesta sexta-feira é feriado. Então, a onda de solidariedade vai ser muito maior para tentar reconstruir e ajudar o povo que sofreu do outro lado da ponte. A parte central de Valência ficou ilesa. Depois, de uma enchente em 1957, uma obra monumental alterou o curso do rio, afastando-o desta região da cidade. Mas a periferia foi devastada.
A onda de solidariedade após tempestade que atingiu o leste da Espanha
Reprodução/TV Globo
Quem escapou da tragédia, decidiu ajudar. Foi o caso de um professor. Ele contou que foi ajudar um amigo, que perdeu tudo.
Professor ajuda em limpeza de rua
Reprodução/TV Globo
Em La Torre, na cidade de Valência, o trabalho de reconstrução vai demorar. Muitas casas foram engolidas pela lama. E os moradores dizem que só estão recebendo ajuda de vizinhos e voluntários, que o poder público não apareceu.
Passa de 200 o número de mortos na tempestade que atingiu o leste da Espanha
Reprodução/TV Globo
Maria José colocou algumas coisas em cima da cama para tentar salvar. Mas ainda tem muita lama para tirar. A Maria José perdeu tudo na enchente. Roupas, móveis, sofá. Disse que está há dois dias sem luz, sem água, sem comida. E só recebeu ajuda dos vizinhos. A Alícia só escapou porque mora no segundo andar. A água tomou os apartamentos de baixo, e ela acolheu os vizinhos.
Casa atingida pela lama em La Torre, na cidade de Valência
Reprodução/TV Globo
Um centro de convenções agora serve como necrotério. O governo espanhol disse que reforçou o trabalho de limpeza e resgate com mais 500 militares nesta sexta-feira (1º). Afirmou que a prioridade é localizar os desaparecidos e avisou que o perigo ainda não passou.
Centro de convenções serve como necrotério após tempestades na Espanha
Reprodução/TV Globo
Nesta sexta-feira (1º) choveu forte em regiões como Huelva, na Andaluzia. E tem mais alerta de chuva para os próximos dias, inclusive em áreas que já estão devastadas. Uma destruição que pode ser vista de vários ângulos: na imagem do alto; no antes e depois, registrado pelos satélites; ou em cada detalhe coberto de lama.
Utensílios com lama
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Oceanos quentes transformam chuvas em catástrofes pelo mundo; entenda elo entre Espanha, RS e Saara
O que explica maior tempestade do século na Espanha que deixou dezenas de mortos

Mais Notícias