7 de janeiro de 2025

Quase 100 mil estudantes devem fazer provas do Enem no Amazonas


Dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova, realizada nos dias 3 e 11 de novembro, é a principal forma de acesso ao Ensino Superior. Estudantes se preparam para o primeiro dia de provas do Enem 2024.
Reprodução
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (3) e, no Amazonas, quase 100 mil estudantes estão inscritos no certame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A prova, realizada nos dias 3 e 11 de novembro, é a principal forma de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas de todo o país. Os portões fecham às 13h (horário de Brasília), mas a orientação do Inep é de que os inscritos cheguem ao local de prova 1 hora antes.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com os dados do Inep, ao todo, são 96.787 estudantes inscritos no estado. Deste total, 46.683 estão concluindo o ensino médio na rede pública de ensino. O levantamento também aponta que mais de 40 mil inscritos já concluíram o ensino escolar e quase 11 mil são estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio que farão o exame apenas para testar os conhecimentos – os chamados “treineiros”.
No Amazonas, as mulheres são maioria entre os candidatos: 55.373 se declaram do sexo feminino, enquanto 41.414 são do sexo masculino. Entre as inscritas está a estudante Thais Lima, de 18 anos. Aluna do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, ela revela que sonha cursar medicina e aproveitou para revisar o conteúdo durante o ‘Aulão na Rede’, iniciativa da Rede Amazônica que promove revisões para o Enem.
“Ninguém da minha família é dessa área (da saúde), mas desde pequena eu sabia que queria a medicina”, afirmou.
Thais Lima, 18 anos, estudante do 3º ano do ensino médio
Lucas Macedo, g1 AM
Na reta final de preparação, alunos da capital também se dedicam a práticas intensivas para dominar a redação, que é um dos elementos decisivos na nota geral.
Estudante de um cursinho preparatório para o exame, a jovem Laura Coutinho afirmou que as aulas extras foram fundamentais para aprender a dominar técnicas de escrita para garantir a aprovação no vestibular.
“A gente teve várias oficinas de redação ao longo do ano e isso ajudou bastante a gente a aprimorar tanto a nossa escrita, como a estrutura em si que a gente já tinha aprendido”, diz a estudante.
🗓️ Datas das provas
3 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e redação.
10 de novembro
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
⌚ Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.
🖋️ O que levar no dia da prova
Documento: RG ou outra documentação oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta para Enem: a caneta deve ser esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Opcional: cartão de confirmação de inscrição;
O que levar para comer: lanche, idealmente levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal, e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Mais de 96 mil inscritos se preparam para provas do Enem no Amazonas

Mais Notícias