A redação faz parte do primeiro dia do exame, junto com as provas de linguagens e ciências humanas. O tema deste ano é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Tema da Redação do Enem 2024
Reprodução/Instagram
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O g1 faz a cobertura completa exame e trará a correção ao vivo das questões; acompanhe
Confira também o gabarito extraoficial
Para Daniela Toffoli, do Curso Anglo, o tema não é óbvio, mas segue o padrão do Enem. “Nunca é aquilo que está muito na mídia, então é bem a cara do Enem. De certa forma, era esperado por não ser um tema óbvio. Em termos de padrão de como o Enem cobra seus temas, é bem padrão mesmo. Ou seja, como nos últimos anos, é um grupo da sociedade que está tendo seus direitos humanos, de certa forma, infringidos”.
A professora reforça que é difícil saber exatamente a linha da redação sem o conhecimento dos textos motivadores, que apoiam a proposta na prova. Ainda assim, ela diz que é possível esperar que o aluno:
Aponte meios de inclusão do grupo na sociedade
Relacione o tema à herança cultural, religiosa, entre outras
Enumere causas que levaram à desvalorização dessa herança africana
Relembre o passado histórico escravocrata e de desvalorização
Discorra sobre as consequências de tudo isso
Proponha uma conscientização, políticas de educação e meios de inclusão dessa herança
“O aluno vai precisar fazer uma análise crítica da situação e propor uma intervenção que contribua para a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento dessas suas influências. Então, de alguma maneira, ele deveria, pelo menos, abordar, por exemplo, a influência da cultura africana, seja na identidade brasileira, seja na própria linguagem”, Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS Educação.
Thiago Braga, autor e professor do Colégio e Sistema pH, pontua que o tema é absolutamente relevante para ser discutido pelos jovens brasileiros em 2024.
“A herança africana no Brasil é extremamente importante para a formação do que chamamos de cultura brasileira em diversos aspectos, como linguístico, religioso, cultural de maneira geral. E, muitas vezes, há uma dissociação quando percebemos esses elementos culturais, e desvalorização dessa raiz africana”.
Felipe Rico, assessor pedagógico da plataforma Redação Nota 1000, avalia que o tema não era tão esperado, mas considera que alunos que se prepararam bem antes do exame podem não ter sido pegos de surpresa. Segundo ele, a frase temática é abrangente e permite aos candidatos abordar diversos assuntos relacionados à herança africana, como aspectos religiosos, histórico escravocrata do país.
Danielle Capriolli, professora e coordenadora de língua portuguesa do Ensino Médio da Escola Bilíngue Pueri Domus, diz que o tema é essencial e oportuno, permitindo um momento de reflexão sobre cultura, história e contribuições africanas como aspectos fundamentais para a cultura brasileira.
Enem 2024
A primeira prova da edição é aplicada neste domingo (3) em mais de 10 mil locais de aplicação. Além da redação, os candidatos respondem 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas.
No próximo domingo (10), será a vez da prova de matemática e ciências da natureza.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, e permite ao candidato pleitear vagas em universidades públicas e privadas de todo o país.
Mais de 4,3 milhões tiveram suas inscrições confirmadas para a edição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Confira o tema da redação do Enem em outros anos
Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”