Mais de 23 mil pessoas se inscreveram para realizar Enem neste ano em cidades da região. Segunda etapa acontece no dia 10 de novembro. Portão é aberto e estudantes entram para primeira prova do Enem na Universidade de Mogi das Cruzes em Mogi das Cruzes
Rubens Guilherme Santos/g1
A primeira etapa da edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicada neste domingo (3) em sete cidades do Alto Tietê. Em Mogi das Cruzes, 11ª cidade com mais inscrições no estado de São Paulo, os candidatos enfrentaram chuva antes da prova.
Os portões dos locais de aplicação da prova na região foram abertos às 12h e fechados ás 13h30. Às 13h30, teve início o primeiro dia de prova, que conta uma redação, além de 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
No Alto Tietê, mais de 23,6 mil candidatos estão inscritos para o exame, de acordo com o Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número aponta um crescimento de 29,41% na comparação com o total de candidatos do ano passado. Em 2023, o Alto Tietê teve 21,4 mil inscritos.
As irmãs Maria Luiza de Oliveira, de 19 anos, e Beatriz de Oliveira, de 20 anos, moram em Salesópolis e realizam a prova em uma universidade de Mogi. Elas chegaram por volta das 10h30 em frente ao local, para não perder o Enem.
“Tô bem ansiosa, eu estudei bastante e tô confiante. A gente tem que sair cedo porque mora longe às vezes tem trânsito, então tem que sair com antecedência”.
Irmãs Maria Luiza e Beatriz saíram cedo de Salesópolis para fazer o Enem em Mogi das Cruzes
Rubens Guilherme Santos/g1
Beatriz de Oliveira também demonstrou confiança para a prova e pretende usar a nota do Enem no Prouni. “A gente estudou bastante. Quero estética e cosméticos e estudar em Mogi para não ficar longe da família”.
LEIA MAIS:
Tema da redação do Enem 2024 é ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’
Gabarito Enem 2024 extraoficial e correção das provas feita pelo Anglo
Alunos podem deixar sala de prova; aplicação só acaba às 19h
Neste ano, o tema escolhido para a redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Os candidatos têm até às 19h para concluírem a prova. A segunda etapa do Enem será aplicada no dia 10 de novembro.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê