26 de dezembro de 2024

Menino que morreu com picada de escorpião começou a passar mal logo após ferimento: ‘Queria levar meu filho embora vivo’, diz mãe

Criança teve parada cardiorrespiratória e morreu durante internação no CHS; corpo foi enterrado neste sábado (30). Esta é a segunda morte de criança em 2024 na cidade. Menino de sete anos morreu após ser picado por escorpião em Sorocaba (SP)
Reprodução
A mãe de Yuri Vicente dos Santos Bento, menino de sete anos que morreu na manhã desta sexta-feira (29) após ser picado por um escorpião na Vila Helena, em Sorocaba (SP), contou que o filho começou a passar mal logo após sentir a picada do animal.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O corpo de Yuri foi velado e enterrado na manhã deste sábado (30). Enterro ocorreu no Cemitério Santo Antônio, em Sorocaba.
À TV TEM, Josiele Cristina Alves dos Santos relembrou que estava em casa quando o filho foi até o quintal para ajudar o pai na limpeza. “Ele encostou a mão no chão e logo sentiu uma picada, nisso ele correu para dentro de casa lavar a mão. Aí, lavou a mãozinha e falava para o pai dele: ‘eu não quero morrer, pai. Eu não quero morrer.'”
Parentes informaram à TV TEM que o menino foi picado na quinta-feira (28). A criança foi levada à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte de Sorocaba e depois foi transferida para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
De acordo com Josiele, o filho começou a vomitar pouco tempo depois. Ela o levou para a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte, onde foi constatada a picada do escorpião.
Menino que morreu com picada de escorpião começou a passar mal logo após ferimento, diz mãe
Reprodução/TV TEM
Yuri teve uma piora no quadro durante a madrugada de sexta-feira e precisou ser entubada. Ele sofreu parada cardiorrespiratória e não resistiu.
“Ele já estava muito fraquinho. Mesmo com a medicação que eles fizeram lá [UPH], aqui [no CHS] também fizeram bastante medicação nele, colocaram no oxigênio, mas ele já estava com a respiração muito baixa. A moça falou ‘vamos entubar ele, mãe’. Foi onde foi entubar e ele não aguentou”, conta.
Menino picado por escorpião foi levado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), mas não resistiu
Beatriz Jarins/TV TEM
Entulho e mato perto de casa
A rua da casa onde Yuri morava sofre com lixo e mato alto, de acordo com Josiele. Ela pede para que haja uma fiscalização maior e que a prefeitura limpe o local o quanto antes.
“Não é só eu que tenho a minha criança pequena. Tem mais vizinho que tem criança pequena e precisa da limpeza lá na frente de casa, principalmente. Limpar tudo. Porque aí está, né? Um descuido de uma mão no chão o meu filho foi a óbito. Tiraram o meu filho, tá aqui no caixão. Não era o que eu queria. Eu queria levar meu filho embora vivo, não isso que eu tô vivenciando hoje”, se emociona.
A tia de Yuri, Monalisa Bento, contou à TV TEM que o irmão sempre precisa limpar o quintal por conta da sujeira. Recentemente, eles precisaram retirar, sozinhos, uma cobra que apareceu no local.
“Foi uma dificuldade para vir alguém retirar, ninguém veio. Eu tentei entrar em contato pela prefeitura, ninguém veio […] Infelizmente tem muito bicho lá. Rato, essas coisas, na frente da casa deles. As pessoas jogam lixo, não tem cuidado, não tem reciclagem, não tem nada disso. Infelizmente ali é muito mato, muito abandonado”, disse.
Em nota, a prefeitura afirmou que enviará uma equipe ao endereço para avaliar o espaço e tomar as devidas providências.
Tia de menino que morreu diz que ele começou a passar mal logo após sentir picada do escorpião
Reprodução/TV TEM
Este é o segundo caso de morte de crianças após picada de escorpião na cidade neste ano. Em janeiro, um bebê de um ano também morreu após ser picado no Jardim Santa Esmeralda.
Atendimento médico em Sorocaba
De acordo com a prefeitura, quando uma pessoa é picada por escorpião, ela deve procurar atendimento médico imediatamente em alguma unidade de saúde, como os postos de saúde, e unidades pré-hospitalares ou de pronto de atendimento.
Menino de sete anos morre após ser picado por escorpião em Sorocaba
O médico avalia o caso e encaminha, se necessário, para atendimento no CHS, onde é feita a aplicação do soro antiescorpiônico.
Porém, crianças com menos de 10 anos devem ser levadas diretamente ao CHS, mesmo que possuam convênio em hospital particular.
Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) é referência no atendimento com soro antiescorpiônico na cidade
Beatriz Jarins/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias