Especialistas da Fundação Altino Ventura fazem avaliação dos moradores com mais de 55 anos até sexta (8). Moradores de Fernando de Noronha recebem atendimento oftalmológico
Uma equipe da Fundação Altino Ventura deu início, nesta segunda (4), ao atendimento oftalmológico gratuito para a população de Fernando de Noronha. A ação é realizada em parceria com a Administração da Ilha tem o objetivo de prevenir a cegueira. O diagnóstico preventivo é indicado aos para moradores da ilha com mais de 55 anos (ver vídeo acima).
O atendimento acontece no auditório do Posto Saúde da Família (PSF) Dois Irmãos, das 8h às 11h e das 13h às 16h, até quinta (7). Na sexta (8), as consultas vão ser feitas das 8h às 10h. A expectativa é de atender aproximadamente 250 pessoas (30 por turno).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A responsável pelo apoio institucional da Superintendência de Saúde da Administração de Fernando de Noronha, Mitsy Medeiros, contou que os moradores devem procurar o posto para se inscrever na ação.
“Com esse atendimento será feito o diagnóstico. Caso seja confirmando algum problema que necessite de cirurgia, fazemos o encaminhamento para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), também na Fundação Altino Ventura, para realização do procedimento”, disse Mitsy Medeiros.
O morador não pagará pela viagem ao continente, nem pela cirurgia. O médico da fundação Carlos Ximenes falou que o foco principal é identificar casos de catarata.
“A princípio nós fazemos uma triagem para identificar pacientes com catarata para direcionar para nossos serviços para cirurgia no Recife. Também tentamos identificar outras patologias oculares em função da exposição prolongada ao sol”, falou o médico.
O oftalmologista repassa orientações aos moradores. “Indicamos a higiene dos olhos, a lubrificação e o uso de óculos escuros, principalmente para quem trabalha exposto ao sol”, indicou Carlos Ximenes.
Especialistas examinam moradores de Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
Avaliação
Os moradores que receberam atendimento no primeiro dia de ação falaram da importância do trabalho.
A porteira Juraci Ribeiro tem uma carnosidade no olho, mas foi liberada. “Fiz o exame e fui liberada. Achei maravilhoso receber esse atendimento na ilha. Muito importante esse trabalho”, disse Juraci.
A assistente de serviços gerais Renizete Silva também fez avaliação da visão. “É muito boa a vinda desta equipe; tem muita gente que não tem condições de ir ao continente realizar o exame e isso ajuda todos os moradores”, avaliou Renizete.
O aposentado Renê Jerônimo já fez operação de catarata e passou por avaliação da equipe da Fundação Altino Ventura. “Vou precisar fazer novos exames no Recife. Achei importante receber esse atendimento”, declarou Renê.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Fundação Altino Ventura, a entidade não realizava trabalhos em Fernando de Noronha há 30 anos.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
n