Ação, de iniciativa do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), condena ainda a falsa afirmação da médica de que o exame de mamografia pode influenciar na inflamação das mamas. Lana Tiani Almeida da Silva viralizou nas últimas semanas ao postar um vídeo no instagram afirmando que o câncer de mama não existe
Reprodução / redes sociais
A médica paraense Lana Tiani Almeida da Silva, que viralizou com um conteúdo enganoso sobre o câncer de mama, nas últimas semanas, se tornou alvo de uma ação civil pública para remover o conteúdo das redes sociais de forma urgente.
De iniciativa do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a ação condena ainda a informação enganosa de que a mamografia pode piorar o quadro de inflamação nas mamas, o que pode acarretar em medo na população que precisa realizar o exame.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A ação foi solicitada na última terça-feira (29) e autorizada pelo Tribunal de Justiça do Pará, e afirma que a suspeita tem se promovido nas redes sociais como médica ginecologista, o que também é uma informação que está sob investigação, uma vez que o registro dela não foi encontrado.
A medida, além de pedir a retirada dos conteúdos do ar, impede que Lana publique novas desinformações, sob a pena de multa diária de R$ 1.500 em caso de descumprimento.
LEIA TAMBÉM:
É #FAKE que câncer de mama não existe
Médica excluiu os conteúdos das redes sociais assim que viralizou de forma negativa
Dias após a repercussão negativa nas redes sociais, a suposta falsa médica excluiu os conteúdos enganosos do Instagram e alterou o perfil para privado. No momento da publicação desta reportagem, todos os perfis das redes sociais de Lana haviam sido deletados.
Relembre o caso
Médicos são investigados por dizerem que ‘câncer de mama não existe’ ou que mamografia causaria a doença
Lana Tiani Almeida da Silva viralizou nas últimas semanas ao postar um vídeo no Instagram afirmando que o câncer de mama não existe e que o exame de mamografia causava uma séria inflamação nas mamas, pedindo para que as mulheres não o fizessem mais.
“Esqueça Outubro Rosa. Câncer de mama não existe. Sou a doutora Lana Almeida, médica integrativa, especialista em mastologia e ultrassonografia das mamas. Por isso, venho falar para vocês que câncer de mama não existe. Então, esqueçam Outubro Rosa. Esqueçam mamografia”, dizia parte do vídeo.
O vídeo de Lana foi visto por milhares de pessoas e compartilhado por aplicativos de mensagens.
VÍDEOS: vejas todas as notícias do Pará em g1 Pará