Mesmo antes do início da apuração, a imprensa americana já aponta um dos candidatos como vencedor em 43 dos 50 estados, além do Distrito de Colúmbia. Sete estados estão indefinidos.
Os Estados Unidos vão às urnas nesta terça-feira (5) para escolher o próximo presidente, com a votação se estendendo até a madrugada de quarta-feira (6), pelo horário de Brasília. Mesmo antes do início da apuração, a imprensa americana já aponta Kamala Harris ou Donald Trump como vencedores em 43 dos 50 estados, além do Distrito de Colúmbia. Com isso, a decisão final ficará nas mãos de apenas 7 estados indefinidos. Confira no mapa acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Pela projeção atual da imprensa norte-americana, a apuração deve começar com o seguinte placar:
Kamala Harris: 226 delegados
Donald Trump: 219 delegados
Vale lembrar que nos Estados Unidos a eleição é decidida no chamado Colégio Eleitoral. Confira as regras:
Cada estado norte-americano tem um número específico de representantes no Colégio Eleitoral, que são conhecidos como delegados. Somados, eles são 538 representantes.
Vence a eleição o candidato que conquistar a maioria dos 538 delegados, ou seja, pelo menos 270 deles.
Isso não significa que a votação popular não seja decisiva. O candidato que for mais votado pela população em um estado conquista todos os delegados daquele estado. O Texas, por exemplo, tem 40 delegados, enquanto Nova York, 28.
É como se cada estado valesse um número exato de pontos. Ou seja, para ganhar as eleições, são necessários, pelo menos, 270 pontos — ou delegados.
Os sete estados considerados indefinidos possuem a soma de 93 delegados. Trump ou Kamala precisam vencer em alguns desses territórios para vencer a eleição. São eles:
Arizona: 11 delegados
Geórgia: 16 delegados
Michigan: 15 delegados
Nevada: 6 delegados
Carolina do Norte: 16 delegados
Pensilvânia: 19 delegados
Wisconsin: 10 delegados
Essa projeção feita pela imprensa norte-americana leva em conta as pesquisas de opinião e a tradição desses estados na comparação com eleições anteriores. No entanto, surpresas podem acontecer.
Em Iowa, por exemplo, uma pesquisa divulgada no sábado (2) colocou Kamala Harris na frente. Na média das pesquisas, no entanto, Trump ainda tem vantagem. Além disso, o estado votou com os republicanos nas últimas duas eleições.
Arte Rumo à Casa Branca vale este 2
Arte/g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1