5 de novembro de 2024

VÍDEO: veja o projeto de duplicação de dois trechos da BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio


Duplicação dos trechos da rodovia pode começar em 2025, dependendo da liberação de licenças ambientais. Maquete eletrônica divulgada pela concessionária detalha o projeto, totalizando 36 quilômetros e previsão de investimento de mais de R$ 200 milhões. VÍDEO: veja o projeto de duplicação da BR-365 entre Uberlândia e Araguari
O projeto de duplicação de 36 quilômetros da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio, foi divulgado pela EPR Triângulo, concessionária que administra a rodovia entre as duas cidades. O projeto, previsto no contrato de concessão, envolve dois trechos principais: 26,1 km entre Uberlândia e o trevo de Araguari e outros 10 km entre Patrocínio e o trevo de Silvano. Veja os vídeos.
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A obra, segundo a concessionária, pretende melhorar a segurança e a fluidez do tráfego. Ela será realizada em etapas, com previsão de conclusão total até fevereiro de 2031, conforme os prazos contratuais.
“Isto é o que está previsto em contrato. A intenção da EPR Triângulo, no entanto, é antecipar esta entrega, pois temos consciência da relevância da obra para toda a região. No entanto, eventuais antecipações dependerão, principalmente, do projeto ambiental, previsto para ser aprovado em 2025”, afirmou Diogo Santiago, diretor-presidente do Núcleo Minas da EPR.
Além do planejamento detalhado, a EPR Triângulo também produziu uma maquete eletrônica em 3D, apresentando a visão completa das duas frentes de duplicação. A maquete apresenta aspectos do projeto, incluindo acessos estendidos, trevos e pontes que serão construídos.
De acordo com a concessionária, os locais exatos de cada acesso ou trevo poderão sofrer ajustes ao longo da execução. Abaixo, a maquete eletrônica do trecho de Patrocínio.
VÍDEO: veja o projeto de duplicação da BR-365 em Patrocínio
Cronograma
O cronograma apresentado pela EPR Triângulo estabelece a finalização do projeto executivo até julho de 2025 e o licenciamento ambiental até agosto do mesmo ano.
Caso o projeto executivo e o licenciamento ambiental sejam aprovados dentro dos prazos planejados, a primeira etapa das obras está prevista para começar em setembro de 2025, com término em fevereiro de 2028.
Conforme a concessionária, pelo contrato de concessão, a segunda frente de 10 km, partindo de Patrocínio, está planejada para iniciar em 2030 e terminar até fevereiro de 2031. Como parte do projeto, a nova ponte sobre o Rio Araguari também poderá ter as obras iniciadas já em 2025, caso os licenciamentos sejam finalizados até agosto.
“Este projeto irá gerar mais de dois mil empregos diretos e indiretos, promovendo o desenvolvimento local e beneficiando diretamente as comunidades e negócios da região. Estamos comprometidos com uma execução que traga segurança e qualidade, atendendo a todos os requisitos contratuais e ambientais”, afirmou o diretor executivo da EPR Triângulo, Alejandro Radice.
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Relembre
O contrato de concessão foi assinado pela EPR Triângulo em novembro de 2022 e tem validade por 30 anos. A empresa deve realizar a manutenção das estradas, com limpeza de vegetação, correções no pavimento, drenagem das vias, revitalização da sinalização.
Está previsto um investimento de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos. As intervenções devem ser iniciadas a partir do terceiro ano de trabalho. Outros R$ 2,6 bilhões deverão ser investidos em serviços operacionais aos usuários.
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EPR Triângulo/Divulgação
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