Cerimônia acontece desde 1985, em todo sábado de Aleluia, e é uma tradição das comunidades do Candomblé. Lavagem da escadaria da catedral de Campinas reúne mais de 30 grupos culturais
A tradicional cerimônia da lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas (SP), na região central, contou com a participação de 30 grupos culturais na manhã deste sábado (30).
O evento é uma tradição das comunidades de Candomblé e tem como objetivo homenagear os povos Bantus, etnia da qual a maior parte dos negros escravizados trazidos ao Brasil fazia parte.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A lavagem acontece desde 1985, em todo sábado de Aleluia, e compõe o processo cultural de matriz africana na cidade.
O cortejo saiu da Estação Cultura, desceu a Rua 13 de Maio e chegou até a praça da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição
Além do rito, a cerimônia também contou com apresentações de grupos de capoeira. Mestre de capoteira, Tiago Camargo lembrou que a festa já “faz parte do calendário da cidade.”
A tradicional Cerimônia da lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas, Nossa Senhora da Conceição, ococrreu na manhã deste sábado (30)
Reprodução EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas