Trump assume a presidência em 20 de janeiro de 2025, mas até lá há um processo eleitoral envolvendo os delegados e o Congresso americano. Donald Trump dança acompanhado da esposa Melania Trump e do filho Barron Trump
Carlos Barria/Reuters
Eleito para um novo mandato presidencial dos EUA, o republicano Donald Trump tomará posse em 20 de janeiro de 2025. No entanto, até a cerimônia de posse, há um processo eleitoral nos EUA que envolve votação de delegados e o Congresso americano.
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias sobre as eleições nos EUA
MAPA DA APURAÇÃO: Confira a apuração da eleição dos EUA em tempo real
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Trump foi declarado vencedor por uma projeção da agência de notícias Associated Press na manhã desta quarta-feira (6) após vencer o estado de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados, tornando impossível Kamala Harris o alcançar na disputa. (Leia mais abaixo)
Entenda abaixo os próximos passos das eleições até a volta de Trump à Casa Branca:
Delegados votam no Colégio Eleitoral
As eleições nos EUA não são diretas: os eleitores de cado estado elegem delegados que representarão sua vontade no Colégio Eleitoral.
São 538 delegados ao todo, e cada um deles representa uma fatia do eleitorado americano. A quantidade de delegados varia de estado para estado –Wisconsin, por exemplo, que determinou a vitória de Trump, tem 10 delegados.
A votação dos delegados, uma formalização dos votos dos eleitores americanos, ocorre em 17 de dezembro.
EUA usam Colégio Eleitoral em vez do voto popular na eleição para presidente; saiba o porquê
Congresso faz contagem oficial dos votos
O Congresso americano faz a contagem oficial dos votos da eleição no início de janeiro de 2025, ainda sem data marcada. Da última vez que os congressistas se reuniram para esse processo, em 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Trump invadiram o Capitólio na tentativa de impedir a contagem dos votos.
Posse de Trump
Trump tomará posse em 20 de janeiro, dia tradicional para cerimônias de posse de presidentes nos Estados Unidos, chamado de “Inauguration Day” (“Dia da Inauguração”, em português).
LEIA TAMBÉM:
Por que Donald Trump não poderia ter um terceiro mandato, segundo a Constituição dos EUA
SANDRA COHEN: Eleitores legitimam propostas nocivas de Trump e um futuro sombrio para os EUA
Onda vermelha: veja por que Trump venceu com força na eleição dos EUA
Donald Trump volta ao poder como segundo presidente americano a sair e voltar quatro anos depois
Vitória de Trump
Donald Trump, 47º presidente dos Estados Unidos.
Carlos Barria/Reuters
O candidato republicano Donald Trump, 78 anos, foi declarado o 47º presidente dos Estados Unidos após ultrapassar a marca de 270 delegados eleitorais na manhã desta quarta-feira (6), segundo projeção da agência de notícias Associated Press.
Ex-democrata, astro da TV, réu em processos: a trajetória de Donald Trump, eleito novamente presidente dos EUA
A vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta após o republicano vencer o estado de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados –uma margem inalcançável para sua concorrente, a vice-presidente democrata Kamala Harris, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada.
Após a vitória de Trump, diversos líderes mundiais e personalidades parabenizaram o republicano. Leia as reações aqui.