6 de novembro de 2024

Enem 2024: cinco dicas para controlar a ansiedade antes e durante a prova


Enem 2024 acontece nos dias 3 e 10 de novembro; boa noite de sono e exercícios físicos contribuem com aprendizado Os dias de prova geram nervosismo e ansiedade nos estudantes
Freepik
Milhares de estudantes em todo o país intensificam a rotina de estudos com foco total no Enem 2024, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro. São aulões, simulados e muita revisão na busca por absorver todo conteúdo necessário para a realização da prova. Mas essa acelerada na reta final pode contribuir para aumentar a ansiedade e o nervosismo, comprometendo o desempenho final.
Conversamos com especialistas da Uninassau, em Salvador, e separamos algumas dicas, que vão desde a alimentação, gerenciamento do tempo e momentos de lazer, para ajudar a regular o estresse e a ansiedade dos estudantes nos dias que antecedem a prova, para a realização do Enem de forma mais tranquila e focada. Confira:
Para a hora da prova, escolha lanches leves
@jcstudio | Freepik
Alimentação saudável
Assim como existem alimentos que dão mais energia, outros podem causar má digestão e até sonolência. A primeira coisa a se ter em mente é consumir alimentos naturais e evitar os industrializados, ultraprocessados, como açúcares e gordura saturada. No dia da prova, opte por uma café da manhã mais reforçado, com proteínas, raízes, pão integral ou cuscuz. Já para o lanche, que é permitido levar, além da água, escolha coisas leves e comuns ao paladar – não é o melhor dia para experimentar algo novo –, e um docinho, com moderação.
Alongamentos
Além de promover a sensação de bem-estar e relaxamento, fazer atividades físicas regularmente contribui com a liberação de endorfina, que melhora o humor e reduz a ansiedade. Além disso, estimula a atenção, concentração e memória. Uma boa maneira de começar é através de exercícios de alongamento, que podem ser feitos antes e até durante a realização da prova. Pequenos exercícios para cabeça, ombros e membros superiores vão ajudar a aliviar a tensão.
Hora de dormir
Ficar acordado para estudar nem sempre é sinônimo de mais conhecimento. Na verdade, é enquanto dormimos, especialmente na fase do sono profundo, que o cérebro trabalha fazendo o processamento e armazenamento das informações aprendidas durante o dia. Ou seja, o aprendizado também está relacionado com a qualidade do sono. Então, durma!
Pisando no freio
Depois de um ano inteiro de preparação, chegou a hora de desacelerar e fazer ajustes no gerenciamento do tempo. Diminua o ritmo de estudos, priorizando atividades que conciliam revisão de conteúdo com dinâmicas de motivação e relaxamento.
Conforto emocional
Passar um tempo socializado com amigos e familiares, é tão importante quanto uma alimentação saudável e exercícios físicos. São esses momentos que geram conforto emocional e impactam diretamente na saúde mental, proporcionando o equilíbrio necessário para superar mais este desafio. Uma dica de lazer que ajuda a aliviar o estresse, e ao mesmo tempo pode ser útil para o Enem, é assistir filmes. Alguns, inclusive, podem ser citados na construção da redação. Pense nisso!
Desacelerar o ritmo de estudos e fazer atividades em grupo, é uma boa forma de cuidar da saúde mental
Freepik

Mais Notícias