Segundo Instituto Fecomércio-DF, 44,3% dos lojistas têm expectativa de contratar novos funcionários. Maior parte das contratações deve ocorrer ainda em novembro. Loja de roupas no Distrito Federal #comércio #df
TV Globo/Reprodução
O comércio do Distrito Federal deve abrir cerca de 3,7 mil vagas temporárias para o Natal. Segundo uma pesquisa do Instituto Fecomércio-DF, cerca de 44,3% dos lojistas querem contratar funcionários extras neste fim de ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A expectativa é menor que o número de contratados no ano passado, quando foram preenchidas cerca de 6,2 mil vagas.
👉De acordo com a Pesquisa sobre Contratação de Mão de Obra Temporária no Comércio Varejista do DF, cerca de 63,63% dos empresários pretendem fazer as contratações ainda em novembro.
👉Outros 17,61% pretendem na primeira quinzena de dezembro.
👉Cada empresa deve contratar, em média, três funcionários. No entanto, alguns estabelecimentos com maior demanda devem ter até quatro contratações neste fim de ano (veja mais abaixo).
O percentual de expectativa de contração sobe de 44,3% para 53,6% nos segmentos de maior volume de vendas de Natal, como no comércio de:
Calçados 👠
Cama mesa e banho 🛏️🍽️
Cosméticos 💄
Setores com maior oportunidade de vagas
Bares 🍸
Restaurantes 🍔
Lanchonetes 🍟
Cabelereiros 🪮
Papelarias 🖊️
Livrarias 📒
Suprimento de informática 💻
Perfil do trabalhador
Vendedora atende clientes em comércio no DF.
TV Globo/Reprodução
Ainda segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio-DF, 93,8% dos comerciantes consideram a possibilidade de efetivação dos trabalhadores após o fim dos contratos temporários.
Os dados apontam que o comportamento do funcionário é relevante para sua contratação. Para a conquista do emprego, os comerciantes destacam como maiores pré-requisitos:
Flexibilidade de horário (25,2%) 🕒
Comportamento proativo (22,3%) 🙋🏻♀️
Experiência prévia (20,1%) 🤝
Além disso, outras características comportamentais valorizadas são a responsabilidade, a cordialidade e a assiduidade, segundo a Fecomércio.
A empresária Eleni Costa, que tem uma loja de calçados em um shopping de Taguatinga, abriu quatro vagas temporárias para o fim de ano. Ela diz que ter uma boa comunicação pode fazer a diferença na hora da seleção.
“Eu já contratei duas e estou à procura de mais duas. […] A primeira coisa é ser comunicativa, saber trabalhar com redes sociais, porque hoje o mundo é digital. Então, tem que saber postar, fazer vídeo, falar com o cliente e ter uma boa comunicação”, diz a empresária.
Como procurar uma vaga❓
Para encontrar uma oportunidade de trabalho, a consultora de Recursos Humanos Juliana Barbieri diz que os candidatos não devem focar apenas nas buscas pela internet.
“Hoje a gente tem muitos grupos de WhatsApp, tem aqueles perfis, tem redes sociais que oferecem empregos é e sempre é um lugar possível. Mas eu costumo dizer que o ir até o lugar também sempre vale. Então você andar no shopping, também é excelente pra encontrar essas oportunidades. E conversar com as pessoas, falar ‘tô procurando emprego, querendo trabalhar aí'”, diz a consultora.
Juliana Barbieri lembra que a vaga temporária pode ser uma entrada definitiva para o mercado de trabalho.
LEIA TAMBÉM:
CURSO GRATUITO: Senac oferece vagas para curso gratuito de cabeleireiro no DF; saiba como se inscrever
EM BUSCA DE EMPREGO: Plataforma e-Trabalho permite registrar currículo e encontrar oportunidades sem sair de casa, no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.