7 de novembro de 2024

Espetáculo reflete sobre as vivências de um homem de 78 anos, em Ananindeua


Obra mostra a história de seu Sebastião, um viúvo de 78 anos apaixonado por café amargo. Espetáculo leva ao palco as vivências de um homem de 78 anos.
Everton Pereira
Espetáculo “Antes que eu me Chame Saudade” estreia nesta quinta (7), às 20h, no Teatro Municipal de Ananindeua. Durante o monólogo, o público vai poder assistir o personagem, Seu Sebastião, contando a história da própria vida.
Cenários coloridos que remetem às pinceladas da história que o viúvo pintou ao passar dos anos, trilha musical e elementos cênicos são alguns dos recursos utilizados durante a peça, que mostram um personagem com muitas histórias e sentimentos.
O ator e diretor de teatro, Breno Monteiro, que assina a direção da obra, fala sobre os desafios na direção deste tipo de obra.
“A grande diferença de trabalho é o nosso tempo. Em um monólogo, o meu trabalho junto com o Leonardo [protagonista] é minucioso. Não tenho outro ator pra dirigir, então consigo prestar atenção em cada pequeno detalhe”, afirma.
A história
O espetáculo mostra a história de seu Sebastião, um viúvo de 78 anos apaixonado por café amargo e que adora escutar jazz, pois o faz lembrar dos bons momentos que já viveu.
Espetáculo “Antes que eu me chame saudade” provoca reflexões a partir das memórias e dos sentimentos na terceira idade.
Everton Pereira
Ele sente muita saudade da falecida esposa, assim como dos filhos e netos, que poucas vezes o visitam.
Leonardo Sousa, que dá vida a seu Sebastião e também é o dramaturgo do espetáculo, afirma ter muitas semelhanças com o personagem.
A construção
Leonardo encara o desafio de interpretar um idoso no palco. Uma construção da história que começou há alguns anos.
Espetáculo “Antes que eu me chame saudade”.
Everton Pereira
“Quando comecei o processo eu tinha 23 anos e precisava construir o corpo de um personagem com 78 anos. São 55 anos de diferença de história, de peso, de vivências. Comecei pela história, formulei quem era esse personagem, o que ele fazia, como ele vivia. Depois foi o trabalho de passar toda essa construção que estava na minha cabeça para o meu corpo, inclusive, em alguns ensaios, trabalhei com pesos de academia para buscar essa estrutura corporal”.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Ficha técnica
Espetáculo “Antes que eu me chama Saudade”
Sessões: 7 e 8 de novembro (quinta e sexta-feira), às 20h
Local: Teatro Municipal de Ananindeua – Estrada do Maguari, 3360 – Maguari
Ingressos: R$30 (Inteira) e R$15 (Meia)
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Mais Notícias