Os usuários que pagam o pedágio eletrônico pelo aplicativo terão mais 15 dias para o pagamento da tarifa no local. O prazo para o pagamento por aplicativo do pedágio eletrônico sem cancela no trecho da MG-459, entre Ouro Fino (MG) e Monte Sião (MG), aumentou para 30 dias. A mudança deu mais 15 dias para os usuários e passou a valer a partir de 14 de outubro.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A alteração atende quem usa o aplicativo da EPR Sul de Minas ao invés das TAGs de cobrança automática. A ferramenta facilita o acompanhamento e a quitação das tarifas pelo celular.
Primeiro pedágio de MG sem cancela passou a funcionar na MG-459, no Sul de Minas
Divulgação/EPR Sul de Minas
“Com a ampliação do prazo de pagamento para 30 dias, nossa expectativa é que mais usuários se beneficiem da praticidade e economia proporcionadas pelas tags e pelo aplicativo. Estamos comprometidos em oferecer a melhor experiência para nossos usuários contribuindo para um trânsito mais sustentável e seguro”, afirmou Érica Kawatake, diretora da EPR Sul de Minas.
De acordo com a concessionária EPR Sul de Minas, responsável pela praça, 304.715 veículos passaram pelo pedágio de Monte Sião até o momento. A concessionária também afirmou que o novo sistema tem sido bem aceito, uma vez que registrou uma inadimplência de 2,9%, considerada abaixo da média nacional.
Descontos progressivos
O sistema também oferece um Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que proporciona reduções progressivas na tarifa para os motoristas que realizam várias passagens pelo mesmo trecho dentro do mesmo mês.
Conforme a concessionária, é possível economizar até 72% no valor desembolsado. O objetivo é incentivar o uso das modalidades eletrônicas para reduzir as paradas e facilitar o trânsito.
Primeira cobrança automática de Minas Gerais
Trecho de Monte Sião da MG-459 será primeiro do estado a adotar cobrança sem praça física
O trecho da MG-459 foi o primeiro de Minas Gerais a adotar a cobrança de pedágio sem praça física. Chamado por “Free Flow” , o sistema também ficou conhecido como pedágio sem praça física ou sem cancela.
A tecnologia funciona como uma cobrança eletrônica automática da tarifa. No Brasil, começou a funcionar em março de 2023 e, desde então, tem avançado nas rodovias do país.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas