Segundo associação, falhas no abastecimento lembraram situações já vividas em outros períodos de maior atividade turística na região. Enel afirma que região foi afetada por raios após chuvas no sábado. Empresários da Praia do Cumbuco relatam prejuízos depois de falta de energia no feriado
Donos e funcionários de bares, restaurantes, hotéis e pousadas na Praia do Cumbuco, localizada no município de Caucaia, relataram oscilações e queda de energia na última sexta-feira (29) e no sábado (30). O período foi de alta movimentação de visitantes e turistas pelo feriadão na Semana Santa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Situada na região metropolitana de Fortaleza, a Praia do Cumbuco recebeu também grande fluxo de visitantes para um evento privado que teve diversas atrações musicais, como Xand Avião, Felipe Amorim e Banda Eva, da quinta-feira (28) até o sábado.
O feriado da Sexta-Feira Santa foi de oscilações de energia o dia inteiro, chegando ao desabastecimento durante a noite até a madrugada do sábado, segundo informações repassadas à produção da TV Verdes Mares.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), a sexta-feira e o sábado foram de problemas com quedas e oscilações de energia. A mesma situação já foi relatada pela associação em outros períodos de grande fluxo de turistas, como Réveillon e Carnaval.
LEIA TAMBÉM:
Moradores passam Réveillon no escuro após falta de energia em cidades no litoral do Ceará
Ministério Público cobra Enel sobre falta de energia em praias do Ceará durante o Réveillon
Municípios do Cariri sofrem com falta de energia, no Ceará
Conforme Taiene Righetto, presidente da Abrasel-CE, turistas chegaram a deixar as pousadas e foram embora por causa da falta de energia. O presidente afirmou que donos de pousadas, hotéis, bares e restaurantes tiveram prejuízos diversos.
“Todas as vezes que a cidade recebe uma quantidade significativa de visitantes, como é o caso agora, o sistema não dá conta, e as pessoas ficam no escuro. É grande o número de turistas nesta Páscoa, uma pena que tenhamos novamente tantos transtornos”, declarou o presidente.
Com esse cenário, ele relata que os pequenos empresários ficam com medo de investir e de não conseguir dar conta de contratações e compras de insumos para estes períodos.
“Esse setor [turístico] tem uma característica de picos de consumo de clientes e visitantes, seja em alta temporada e feriados, que é onde se faz a ‘gordura’ para poder manter, na baixa temporada, a sua estrutura, não ter demissões de colaboradores. E quando você perde a energia, perde o cliente e tem perecíveis que estragam, isso é mortal para qualquer setor”, contextualiza Taiene.
Além da partida de hóspedes, foram relatadas ocorrências de equipamentos elétricos que deixaram de funcionar e alimentos que estragaram.
Praia do Cumbuco, em Caucaia, foi um dos destinos com grande fluxo de turistas no feriado da Semana Santa.
Divulgação
Pedro Viana, gestor de uma pousada no Cumbuco, detalhou as perdas com a falta de energia desde a noite da sexta-feira até a madrugada do domingo. Dos dez quartos da pousada, seis foram desocupadas porque os hóspedes resolveram ir embora.
Segundo relata o gestor, o empreendimento ficou no prejuízo por fazer o reembolso aos clientes e por também ter pedido todos os alimentos que seriam servidos no café da manhã.
Líder da Abrasel no Cumbuco, Herbenia Lopes também confirma que o problema, ocorrido no momento em que hotéis e pousadas estavam com movimento intenso para o feriado, se repetiu como em outros períodos de grande fluxo.
A associação informou que tem mantido contato direto com a Enel para reportar os problemas e solicitar que o serviço ofertado não prejudique o setor de bares e restaurantes.
Em resposta ao g1, a Enel Ceará informou que descargas atmosféricas atingiram a rede de média tensão em decorrência das chuvas registradas na região do Cumbuco na tarde do sábado (30). Segundo a distribuidora, não houve outras intercorrências identificadas na região na sexta-feira (29).
Com a ocorrência de raios no sábado, houve “danos severos aos condutores” que afetaram o fornecimento de energia para alguns clientes. Ainda conforme a empresa, foram realizadas, de imediato, manobras de transferência de carga, normalizando mais de 85% dos consumidores afetados.
A companhia informou que enviou equipes em campo para realizar reparos e que o fornecimento já foi completamente normalizado. Não houve respostas da empresa sobre os contatos que representantes da Abrasel-CE afirmaram ter feito para cobrar soluções.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: