Sérgio Gilberto Marçal, de 64 anos, morreu após ficar internado em ‘estado gravíssimo’ no Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá (SP). Sérgio Gilberto Marçal foi atropelado pelo veículo em Cubatão (SP)
Arquivo pessoal e Reprodução
Sérgio Gilberto Marçal, o idoso de 64 anos que morreu após ser atropelado por um trem em Cubatão (SP), atravessava os trilhos para ir ao banheiro quando foi atingido pelo veículo. Ao g1, Paula Elizama Farias Marçal, filha da vítima, disse que não estava “preparada” para perder o pai desta forma.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A câmera de monitoramento de um comércio bairro Vila dos Pescadores filmou o atropelamento no último sábado (2). No vídeo, é possível ver que o idoso chegou a levantar a mão antes de atravessar a linha férrea (assista abaixo).
Conforme registrado em boletim de ocorrência (BO), o segurança do trem relatou à Polícia Civil que a cancela estava abaixada, ou seja, indicando a chegada do veículo. O profissional ressaltou que, mesmo assim, o idoso tentou atravessar os trilhos.
Ao g1, Paula contou ter sido informada sobre a dinâmica do acidente por uma funcionária de um trailer que fica ao lado dos trilhos. Segundo a testemunha, Sérgio relatou que estava “apertado” para ir ao banheiro e queria chegar à uma adega do outro lado da linha férrea.
”É uma sensação de desespero, né? A gente sabe que isso pode acontecer, mas não dessa forma. Então, a gente não está preparado para perder ele assim. A gente perdeu ele da pior forma. Quando a gente sabe que a pessoa foi, pela idade, descansou… Mas foi uma coisa muito brusca”, disse Paula.
Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por trem em Cubatão
Banheiro
Paula explicou que o pai era pedreiro e vivia com um amigo em Cubatão (SP). No dia do acidente, segundo ela, o colega de Sérgio precisou ir até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Casqueiro, também na cidade, por conta de um machucado na perna.
A filha contou que, preocupado com a demora do amigo na unidade de saúde, o pai decidiu buscá-lo no local. Segundo o relato, os homens passaram no trailer e conversaram com a funcionária no caminho de volta para casa.
De acordo com Paula, o idoso disse para que o amigo esperasse do outro lado da linha férrea enquanto ele usava o banheiro da adega, mas foi atingido pelo trem no meio do caminho.
“Meu pai já [tinha] 64 anos e um grau de miopia muito forte. Creio que […] ele achou que ia dar tempo de atravessar, e não deu”, disse a filha da vítima. “Pessoas falaram que ele tentou se matar, [mas] isso não ocorreu”.
Ainda com base no relato da funcionária do trailer, a filha de Sérgio acredita que ele possa ter se assustado com a luz do trem e, por isso, aparece nas imagens levantando a mão antes de ser atingido.
“Parece que ele [Sérgio] escorregou e ainda deu um pulinho tentando sair. Tanto que o trem pega ele quase saindo do trilho”, afirmou Paula, lamentando a ausência de uma passarela para pedestres no trecho em que o pai se acidentou.
“Eles têm que inaugurar esse viaduto […] para as pessoas pararem de passar pelo trilho. Independente que tenha cancela, que tenha a sinalização”, lamentou ela. “Hoje foi meu pai, amanhã pode ser outra pessoa”.
Prefeitura
De acordo com a prefeitura, o viaduto de acesso à Vila dos Pescadores está pronto, aguardando liberação por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTP). Além da pista para veículos, o equipamento conta com espaço para passagem de pedestres e ciclistas.
A Avenida Ferroviária, no fim do viaduto, também está sendo reformulada. Segundo o município, a previsão é de que ambos sejam entregues em 2025.
Acidente ocorreu no bairro Vila dos Pescadores, em Cubatão (SP)
Redes sociais
“Também faz parte do escopo do projeto de mobilidade urbana do bairro a construção de passarela dando acesso direto do bairro por cima da linha férrea. Passarelas que vão do Casqueiro por sobre a Via Anchieta até a entrada do bairro, antes da passagem de nível, já existem”, disse a prefeitura.
Ainda de acordo com a administração municipal, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a vítima até o Pronto-Socorro Central com múltiplas fraturas na cabeça e em outras partes do corpo.
O idoso chegou a ser estabilizado na unidade e, na madrugada de domingo (3), foi transferido ao Hospital Santo Amaro (HSA). Por volta de 20h20 de terça-feira (5), de acordo com a unidade de saúde, o homem continuava em estado gravíssimo e entubado. A hora da morte não foi informada.
Freio de emergência
A MRS Logística, responsável pela malha ferroviária onde aconteceu o acidente, lamentou o ocorrido com o trem de outra ferrovia. Em nota, a empresa disse ter apurado que o maquinista acionou o freio de emergência após o homem entrar na frente da composição.
“Como um trem não freia como um carro, não foi possível evitar o acidente”, explicou a MRS Logística. A concessionária reforçou os cuidados necessários ao atravessar a ferrovia, sendo eles: sempre parar, olhar para os dois lados e escutar as orientações.
Cuidados para evitar acidentes
Idoso atropelado por trem em Cubatão, SP, morre após três dias internado
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos