Segundo o médico infectologista Estevão Urbano, o aumento das temperaturas tem diminuído o período entre ciclos de dengue no Brasil. Antes, o aumento dos casos acontecia de quatro em quatro anos, agora são a cada dois. Mais de mil pessoas pessoas morreram vítimas da dengue em Minas Gerais este ano, segundo dados do Ministério da Saúde. O estado registrou cerca de 1,6 milhão de casos prováveis.
No episódio desta semana, o podcast Gerais no g1 conversou com o médico epidemiologista e infectologista Estevão Urbano sobre uma possível nova onda da doença nos próximos meses.
Segundo ele, o aumento das temperaturas tem propiciado o ciclo do mosquito Aedes aegypti. Antes, o aumento do número de casos se dava de quatro em quatro anos. Agora, são de dois em dois anos.
“O aquecimento climático tem facilitado a proliferação das arboviroses, como a dengue. É preciso investir cada vez mais em prevenção para que não aconteça em 2025 o que vem acontecendo este ano”, disse ele.
🎧Ouça
Você pode ouvir o Gerais no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no iHeart ou na sua plataforma de áudio preferida.
🎧 Assine e siga o podcast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio