Metrópole registrou alta de 13,1% no faturamento no primeiro semestre deste ano e ocupa 27º lugar em ranking de municípios brasileiros com maior crescimento, diz associação. Segmentos com maior faturamento incluem alimentação; saúde, beleza e bem-estar; serviços; e moda.
Rebeca Beatriz/g1 AM
Segmentos com maior faturamento incluem alimentação; saúde, beleza e bem-estar; serviços; e moda.
Rebeca Beatriz/g1 AM
Da alimentação à hotelaria, o setor de franquias está em alta. A prova disso é o crescimento de 13,16% no faturamento de unidades em Campinas (SP) entre o primeiro semestre de 2024 e o mesmo período do ano anterior, conforme levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
🔔 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
A pesquisa de desempenho também revela os segmentos com o maior faturamento na metrópole. Franquias de food service, ou seja, estabelecimentos como bares, lanchonetes, restaurantes, food trucks e quiosques representam 20,94% da participação.
O segmento também lidera a participação quando o assunto são empregos, apesar de ter enfrentado uma queda de 10,43% nos postos durante o período analisado. Em contrapartida, o comércio e distribuição de alimentos teve alta de 50,39% em contratados.
Ranking de cidades
Somando R$ 1.770.197.907 no primeiro semestre deste ano, contra R$ 1.564.304.551 no mesmo período de 2023, Campinas ocupa o 27º lugar no ranking de municípios brasileiros com maior crescimento em faturamento.
A lista é liderada por Goiânia (GO), com alta de 25,59% no faturamento no primeiro semestre de 2024; seguida por Florianópolis (SC), com 24,10%; Curitiba (PR), com 21,11%; e Barueri (SP), com 20,85% de crescimento.
Para Guto Covizzi, diretor da Regional Interior São Paulo da ABF, diversos fatores colocam Campinas em destaque no mercado de franquias, incluindo o potencial de consumo e a condição econômica da metrópole.
“O franchise agrega nesse ponto porque a população consumidora, que tem uma renda per capita em evolução, torna-se exigente e quer produtos e serviços de qualidade. E o franchise é exatamente isso. Ele vem de um conceito de multiplicação com padronização e, com isso, leva as marcas a cada vez mais terem credibilidade, e passa para o consumidor essa confiança”, afirma.
Segundo Covizzi, a alta no faturamento no interior de São Paulo também é explicada pelo cenário pós-pandemia, com a consolidação da retomada dos padrões de consumo. Em 2025, a expectativa da associação é um crescimento acima de dois dígitos também no início do ano.
Conheça os segredos das vencedoras do prêmio ‘Melhores Franquias do Brasil’
Espírito empreendedor
Na expectativa de aproveitar o cenário favorável, Carolyne Gava e o marido, Rafael Gava, abriram na última quinta-feira (7) uma franquia de cafeteria em um dos shoppings de Campinas. Essa é a segunda unidade da marca administrada pelo casal, que já possuía a franquia em Piracicaba (SP).
“A gente teve uma base empreendedora muito forte ao longo dos anos, desde muito nova que queima dentro de mim esse espírito empreendedor. E o que falta de experiência com franquias, a gente compensa com muita pesquisa. Nós fizemos contato com franqueados da rede para entender o modelo de negócio e agarramos essa oportunidade”, conta Carolyne.
A escolha da cidade para receber a segunda unidade administrada pelos dois foi criteriosa. Segundo a empreendedora, a metrópole é “uma economia em expansão, e a gente identifica também um público que é exigente e que conhece de café, que valoriza qualidade, a experiência”.
“Nossa preparação foi basicamente essa, entender quais eram os gastos, quais eram os investimentos. Nos prepararmos em termos de gestão interna e tudo isso fez com que a gente tenha sucesso tanto na operação de Piracicaba quanto aqui em Campinas. Hoje o nosso quiosque está cheio, a taxa de aprovação é muito alta, clientes satisfeitos”, comemora.
Rafael e Carolyne Gava, proprietários de franquias de café em Campinas (SP) e Piracicaba (SP)
Studio Mídia Café
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas