Além das cirurgias de catarata, SES também disse que já foram realizados, em 40 dias de mutirão, 126 procedimentos na área de Ginecologia, 101 em Mastologia e 26 em Proctologia. Aposentado foi um dos atendidos no mutirão.
Evandro Seixas/SES
O Amazonas já realizou 1,8 mil cirurgias de catarata em um mutirão realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) no Hospital Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus.
Além das cirurgias de catarata, a SES também disse que já foram realizados, em 40 dias de mutirão, 126 procedimentos na área de Ginecologia, 101 em Mastologia e 26 em Proctologia. As de catarata encerraram no sábado (30) e as demais prosseguem até final de abril.
O diretor executivo do hospital, Anderson Barros, disse que a equipe organizou todo um processo para a realização do mutirão de cirurgias. “Tudo foi feito com muito cuidado e empenho. A equipe se engajou e está realizando um trabalho com um excelente índice de produção e qualidade”, afirmou.
O aposentado Moisés Batista, de 69 anos, contou que estava fazendo a cirurgia de catarata no olho direito e, após o procedimento, vai aguardar o tempo determinado pelo médico para realizar o procedimento no lado esquerdo. “Me sinto bem, alegre e satisfeito. Hoje, graças a Deus, muita gente se operou e se deu bem”, comentou.
Outra paciente, a também Ana Maria, de 61 anos, relatou que começou a sentir problemas na visão há cinco anos, porém nunca tinha procurado atendimento médico. Após uma consulta de rotina, a médica a encaminhou para o procedimento. Em pouco tempo, ela foi chamada para fazer a cirurgia de catarata.
“Eu não via uns dois metros longe da minha vista, eu já não enxergava mais. Hoje, eu posso olhar, posso até ler a minha Bíblia. Estou me sentindo muito bem. Já fiz até um propósito: quando voltar da minha segunda cirurgia, vou cortar meu cabelo para doar”, prometeu.
Vídeos mais assistidos do Amazonas