8 de novembro de 2024

Chuva forte causa alagamentos e deixa famílias desalojadas em Sorocaba


Segundo a prefeitura, o nível do Rio Sorocaba, atingiu, por volta das 23h de quinta-feira (7), 2,30 metros acima do nível normal. Cerca de 40 pessoas ficaram desalojadas após casas ficarem alagadas. Rio Sorocaba sobe, atinge casas e deixa desabrigados nesta sexta-feira
Uma chuva forte alagou ruas e causou transtornos em Sorocaba (SP), na noite de quinta-feira (7) e madrugada de sexta-feira (8). A Avenida Dom Aguirre, no Centro, foi interditada nos dois sentidos e o trânsito precisou ser desviado.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil Estadual, choveu cerca de 80 milímetros nas últimas 12 horas. Segundo a prefeitura, o Rio Sorocaba atingiu, por volta das 23h de quinta-feira, 2,30 metros acima do nível normal, e continua alto, 1,4 m acima.
Avenida Dom Aguirre foi totalmente interditada após rio Sorocaba transbordar na noite de quinta-feira (7)
Antônio Ferreira/TV TEM
A prefeitura informou que por causa dos alagamentos, as seguintes vias foram interditadas: Rua Karim Jamal, Av. Dom Aguirre, Av. Juvenal de Campos, Rua R. Campos Salles, Rua José Antônio Alvarenga, Rua Capitão Alfredo Cardoso, Rua Ananias Pires do Amaral, Av. Pereira Ignácio com a Av. Washington Luís e nas proximidades da Praça da Bandeira, no Centro.
Nos bairros Jardim Marly, Jardim Itapemirim, Vila Assis, Jardim Faculdade e Vila Rica, córregos transbordaram e a água atingiu imóveis. Duas famílias foram abrigadas temporariamente.
Nível do Rio Sorocaba sobe e alaga Avenida Dom Aguirre, no Centro de Sorocaba (SP)
Eraldo Camargo/TV TEM
No Jardim Pelegrino e na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes foi registrada queda de árvore. Nas avenidas Armando Pannunzio, Itavuvu e Ipanema foram registradas enxurradas.
A Defesa Civil Estadual informou que dez casas ficaram alagadas e aproximadamente 40 pessoas precisaram ser encaminhadas para o Centro Educacional Infantil Issa Latuf.
Em Araçoiaba da Serra (SP), o lago municipal que fica no centro da cidade transbordou e atingiu 25 casas. Segundo a prefeitura, 100 famílias tiveram que deixar suas casas e foram abrigadas em casas de familiares. No Jardim Salete, muros de casas caíram. Ninguém ficou ferido e não há registro de desaparecidos.
A Defesa Civil Estadual que, segundo a prefeitura, os moradores estão sendo assistidos, e caso necessário, a administração municipal solicitará apoio de equipes estaduais. Segundo a prefeitura, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa vão realizar vistorias técnicas pela cidade na manhã desta sexta-feira.
Atendimento às famílias
As Casas do Cidadão Nogueira Padilha e Ipiranga foram abertas para acolher famílias que tiveram as casas atingidas por alagamentos e precisam de suporte. Segundo a prefeitura, a Secretaria da Cidadania atua para atender e contabilizar a quantidade de famílias assistidas.
A prefeitura orienta a população a não trafegar em áreas alagadas. Em situações de emergência, os moradores podem entrar em contato pelo canais do Corpo de Bombeiros (193) ou da Defesa Civil (199).
Em caso de tempestade, siga as seguintes orientações:
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva, mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias