Previsão é que o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais) receba 14 navios, com 152 escalas, até o dia 20 de abril de 2025. Temporada deve atrair 1 milhão de passageiros. A previsão é que o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais) receba 14 navios, com 152 escalas, até o dia 20 de abril do próximo a
Divulgação/APS
A temporada de cruzeiros 2024/2025 começa nesta sexta-feira (8), no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), a região deve movimentar cerca de R$ 1,5 bilhão. A previsão é de que o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais) receba 14 navios em 152 escalas até o dia 20 de abril de 2025.
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Embarcações com roteiros pelo Brasil
MSC Grandiosa – o maior que já navegou no Brasil e que estreou na última temporada
MSC Seaview
MSC Orchestra
MSC Armonia
MSC Splendida
Costa Pacifica
Costa Diadema.
Navios com roteiros internacionais:
Vila Vie Odissey
MS Marina
Crystal Serenity
Vasco da Gama
MS Seven Seas Splendor
MS Seven Seas Mariner
Majestic Princess.
Com o fluxo de embarcações, estima-se que mais 1 milhão pessoas passem pelo Porto de Santos. Os dias mais movimentados serão: 29 de novembro, 26 de janeiro, 27 de fevereiro e 9 de março, com três transatlânticos simultaneamente no cais.
O Concais estima que 80 mil passageiros que desçam em Santos para conhecer os pontos turísticos, o que impulsionará a economia local.
Um estudo da Clia, em em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, aponta que o gasto por turista na cidade pode chegar a R$ 877,01.
Delegacia de Atendimento ao Turista
A 5ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), que fica ao lado do Concais, foi reinaugrada para atender a demanda da temporada de cruzeiros. A reforma da unidade começou em 2 de maio, com investimento de R$ 1 milhão vindo do Governo do Estado. O efetivo é composto por 20 policiais civis, sendo duas delegadas, cinco escrivães, nove investigadores e quatro papiloscopistas.
Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista é reinaugurada no Porto de Santos
Atendimento ao público
No terminal de passageiros, será mantido um Posto de Informações Turísticas (PIT) com recepcionista bilíngue para auxiliar os cruzeiristas sobre pontos turísticos, orientações sobre a cidade e entregar folhetos e uma unidade volante na saída do terminal em dias de embarque.
A cidade também organizou ações para os tripulantes que visitarão Santos, com mensagens de boas-vindas em inglês, português e espanhol e um QR Code para que acessem o portal Turismo Santos, onde há informações sobre todas as atrações, notícias e dados úteis da cidade.
Pontos turísticos como o Aquário, Orquidário, Museu Pelé e linha turística do bonde irão operar em horários dinâmicos para receberem os passageiros.
Capacitação
Segundo a prefeitura, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) realiza visitas técnicas com tripulantes que atuam em escritórios de excursão de bordo, para que eles conheçam melhor Santos e ofereçam passeios locais de forma mais detalhada.
Para esta temporada, a Seectur fechou uma parceria com o Centro Paula Souza para capacitar a primeira turma de 20 taxistas da cidade em inglês instrumental e, dessa forma, atender melhor os passageiros em trânsito e turistas em geral o ano todo. A ideia é continuar formando mais motoristas.
Por meio de chamamento público, a administração municipal também escolheu uma agência de turismo receptivo para trabalhar no PIT da Praça Mauá e do Aquário para oferecer passeios e prestar informações aos turistas. A previsão é que o serviço comece até o fim de novembro.
Essa mesma agência vai operar uma linha turística, a partir de dezembro, que também vai passar no terminal marítimo para atender passageiros em trânsito e levá-los a diversas atrações em Santos.
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