8 de novembro de 2024

Vídeo mostra homem puxando cachorro pelas patas, desfilando pela rua e enforcando o animal, em Serra Talhada

Caso foi registrado na última quinta-feira (7) durante ação de vacinação antirrábica. Caso de maus-tratos a animal é registrado em Serra Talhada
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem puxando o animal pelas patas, desfilando pela rua e na sequência enforcando o animal. O crime foi registrado durante uma ação de vacinação antirrábica, em uma zona rural de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco (Veja vídeo acima).
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
Nas imagens é possível ver que equipes da prefeitura de Serra Talhada estavam realizando a vacinação antirrábica em um ponto de apoio, em uma praça, momento em que populares começaram a maltratar um cachorro puxando o animal pela pata, enquanto um agente aplica a vacina.
Na sequência, mais cenas de violência e maus-tratos aos animais, um homem aparece segurando o cachorro pela pata, desfilando com ele pela rua. Também é possível ver o homem enforcando o animal que grita durante a ação.
Durante os maus-tratos, ainda é possível ouvir algumas pessoas dando gargalhadas, enquanto o homem prática o crime previsto em lei. Os maus-tratos a animais podem gerar pena de 2 a 5 anos de prisão além de pagamento uma multa, conforme a Lei Sansão (Lei 14.064/20), que aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil, mas até a última atualização desta reportagem não teve retorno. Já a Prefeitura de Serra Talhada disse que sobre as acusações de maus-tratos durante a aplicação de vacinas em cães e gatos, a conduta do aplicador está sob apuração e reciclagem do agente público.
“Do mesmo modo, estamos no caso em análise a trabalhar a educação permanente dos tutores, orientando previamente sobre como trazer seus animais de forma segura — cães com coleira e guia e gatos em caixas de transporte. Essa orientação é essencial para evitar que os animais cheguem agitados, e da forma que foi evidenciado”.
A nota finaliza dizendo que a Secretaria Municipal de Saúde preza pelas normas técnicas de imobilização usadas para garantir que o animal permaneça estável durante a vacinação, sem o uso de força desnecessária.

Mais Notícias