16 de novembro de 2024

Sorocaba registra maior índice de chuva no estado de SP nas últimas 12 horas; temporal causa estragos e alagamentos


Segundo a Defesa Civil de SP, choveu 77 mm entre quinta-feira (7) e sexta (8), em Sorocaba. Na região, outras cinco cidades também registraram temporais. Moradores da zona norte de Sorocaba sofrem com estragos causados por temporal
Sorocaba (SP) foi a cidade onde mais choveu em todo o estado de São Paulo nas últimas 12 horas, entre quinta-feira (7) e sexta (8), de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado.
Conforme o órgão, cinco municípios do interior do estado estão entre as dez mais chuvosas do período. A chuva causou estragos e transtornos na região. Confira quanto choveu em cada cidade:
Sorocaba (SP): 77 mm;
Araçoiaba da Serra (SP): 74 mm;
Barueri (SP): 63 mm;
Itu (SP): 56 mm;
Ibiúna (SP): 55 mm;
Iperó (SP): 52 mm;
Tatuí (SP): 51 mm;
Santana de Parnaíba (SP): 51 mm;
Carapicuíba (SP): 49 mm;
Cotia (SP): 49 mm.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, choveu 114 milímetros nas últimas 48 horas. Segundo a prefeitura, o Rio Sorocaba ficou 2,3 metros acima do nível normal durante a madrugada. Pela manhã, o rio estava a 1,4 metros acima do nível normal.
Imagens aéreas mostram pontos de alagamentos no bairro Vitória Régia III em Sorocaba (SP)
FlysDrone/Divulgação
Estragos na região
Sorocaba
A Avenida Dom Aguirre, no Centro, foi interditada nos dois sentidos e o trânsito precisou ser desviado. Por volta das 9h, o trecho entre o Corpo de Bombeiros e a Praça Lions foi liberado. No entanto, conforme apurado pela TV TEM, havia vários pontos de congestionamento na manhã desta sexta-feira (8).
FOTOS: veja imagens dos estragos na região
No Jardim Faculdade, a água invadiu e alagou as ruas Prof. José Odin de Arruda e Antônio de Andrade na noite desta quinta-feira. Um casal foi flagrado tentando atravessar o ponto de alagamento (veja abaixo) e carros ficaram submersos.
No início da manhã, a prefeitura informou que, por causa dos alagamentos, as seguintes vias foram interditadas:
Rua Karim Jamal;
Av. Juvenal de Campos;
Rua R. Campos Salles;
Rua José Antônio Alvarenga;
Rua Capitão Alfredo Cardoso;
Rua Ananias Pires do Amaral;
Av. Pereira Ignácio com a Av. Washington Luís;
Proximidades da Praça da Bandeira, no Centro.
Imagens aéreas mostram pontos de alagamentos em Sorocaba após temporal
Alumínio
Em Alumínio, em uma estrada municipal no bairro do Genebra, na divisa com Sorocaba, houve o rompimento de uma tubulação em um canteiro de obras por conta das chuvas. Equipes de engenharia do município estão no local providenciando o reparo.
Em Alumínio (SP) houve o rompimento de uma tubulação em um canteiro de obras
Defesa Civil/Divulgação
Araçoiaba da Serra
Segundo a prefeitura, em Araçoiaba da Serra (SP), choveu 160 milímetros nesta quinta-feira. O lago municipal, que fica no centro da cidade, transbordou, chegando a atingir a passarela de ciclistas. A prefeitura informou que cerca de 100 chamados foram atendidos pelas equipes durante a noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira e que 25 casas sofreram algum dano por causa das chuvas. Ninguém ficou ferido e não há registro de desaparecidos.
No Jardim Salete, o muro de uma casa caiu, mas a família não precisou deixar o imóvel. O muro de uma quadra de beach tennis, que já estava interditado, cedeu durante as chuvas. Ninguém ficou ferido e não há registro de desaparecidos.
Os bairros mais afetados foram Jardim Salete, Portal Araçoiaba, Bosques dos Eucaliptos, Monte Bianco, Monte Líbano, Maria da Glória e Centro.
“Uma fissura de grande porte foi identificada no asfalto na SP-268, que liga Capela do Alto a Araçoiaba da Serra, já reportada ao Departamento de Estradas de Rodagens. Há um trecho inundado no acesso ao bairro Iperó Mirim”, informou em nota.
Lago municipal transborda e preocupa moradores em Araçoiaba da Serra
Votorantim
A Defesa Civil de Votorantim informou que um imóvel ficou parcialmente inundado no bairro Novo Mundo. Na rua Luiz do Patrocino Fernandes, parte do muro de uma residência caiu. No Jardim Bandeirantes, houve queda de árvore, e no bairro dos Morros, um buraco se formou na lateral da pista e um poste tombou. Segundo a prefeitura, a CPFL foi acionada.
No bairro Fornazari, houve a queda de barreira e o desmoronamento parcial de uma casa na rua Paschoal Gerônimo Fornazari. Segundo apurado pela TV TEM, a parede da cozinha cedeu.
Muro de casa cede após deslizamento de terra em Votorantim (SP)
Arquivo Pessoal
A família informou que perdeu máquina de lavar roupas, fogão, armários e objetos pessoais. Na casa, moram dois adultos e uma criança de cinco anos, que não ficaram feridos.
Segundo a prefeitura, as equipes estão atendendo todas as ocorrências na manhã desta sexta-feira. Se necessário, a população deve acionar a Defesa Civil de Votorantim por meio dos telefones 199, 153 ou 193
São Roque
Um muro caiu na região do bairro Nova Maylasky, em São Roque. Segundo a prefeitura, uma equipe da Defesa Civil avalia o local. Houve também a queda de uma árvore na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, entre os bairros Maylasky e São João Novo. Não há registro de desabrigados ou feridos.
Salto
Imagens de drone mostram o trecho do Rio Tietê, no Complexo Turístico da Cachoeira, cheio após fortes chuvas atingirem o interior paulista na noite desta quinta-feira (veja abaixo).
Segundo a prefeitura, a vazão do rio nesta sexta-feira é de 380 m³ por segundo. Não há pontos de alagamento ou ocorrências por causa das chuvas na cidade.
Rio Tietê, em Salto, fica cheio após fortes chuvas atingirem o interior de São Paulo
Atendimento às famílias
As Casas do Cidadão Nogueira Padilha e Ipiranga foram abertas para acolher famílias que tiveram as casas atingidas por alagamentos e precisam de suporte em Sorocaba. Segundo a prefeitura, a Secretaria da Cidadania atua para atender e contabilizar a quantidade de famílias assistidas.
A prefeitura orienta a população a não trafegar em áreas alagadas. Em situações de emergência, os moradores podem entrar em contato pelo canais do Corpo de Bombeiros (193) ou da Defesa Civil (199).
Em caso de tempestade, siga as seguintes orientações:
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva, mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias