20 de setembro de 2024

Peça celebra histórias de pessoas com deficiência no Festival de Curitiba

‘Meu Corpo está Aqui’ é um manifesto que integra programação da Mostra Lúcia Camargo. Festival de Curitiba vai até 7 de abril. Peça do Festival de Curitiba propõe reflexão sobre capacitismo
Renato Mangolin
No palco, quatro atores com deficiência em cena: Bruno Ramos, surdo não oralizado; Haonê Thinar, pessoa amputada; Juliana Caldas, que tem nanismo; e Pedro Fernandes, que tem paralisia cerebral e usa cadeira de rodas.
Eles fazem parte do elenco do espetáculo “Meu Corpo Está Aqui”, que tem como proposta discutir corpos invisibilizados socialmente. A peça, que integra a Mostra Lúcia Camargo, do Festival de Curitiba, tem apresentação neste domingo (31), mas os ingressos esgotaram. O festival continua até 7 de abril.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O espetáculo, com dramaturgia e direção de Julia Spadaccini e Clara Kutner, é baseado em experiências pessoais dos atores. Com originalidade, eles contam histórias íntimas para o público.
A peça é classificada como uma “dramédia” – mistura de drama e comédia. A apresentação foi pensada para fazer o público refletir sobre questões como o capacitismo, que é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com deficiência.
“Somos todos diferentes. A deficiência não é impeditiva, são características que não podem ser encaradas como defeitos. Somos feitos da mesma matéria. Precisamos ser anticapacitistas”, diz Clara.
Veja também:
👉 Confira a página especial do g1 sobre o Festival de Curitiba
Bares e restaurantes oferecem pão com bolinho a R$ 22 durante Festival de Curitiba
Programação: Festival de Curitiba tem atrações em cinco municípios da RMC
A autora Julia Spadaccini, que é deficiente auditiva, conta que é a primeira vez que faz dramaturgia voltada para uma questão que também a inclui.
“Estar em um projeto onde todos em cena também são PCDs [pessoa com deficiência] é uma vivência de vasta inclusão, precisamos de pessoas com deficiência protagonizando filmes, peças, programas de TV”, afirma Julia.
A estreia do trabalho, que conta com direção de produção de Cláudia Marques, foi no Rio de Janeiro, em outubro de 2023. Depois disso, passou a circular em festivais até chegar em Curitiba.
32º Festival de Curitiba
🗓️ Quando: até 7 de abril;
💵 Valores: até R$ 85;
🎟️ Ingressos: neste link e na bilheteria do Park Shopping Barigüi, de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 12h às 20h.
🔴 Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Mais Notícias