Segundo dia de prova do Enem acontece neste domingo (10), com questões de ciências da natureza e matemática. Os portões são fechados às 13h, no horário de Brasília. São obrigatórios no Enem 2024: caneta preta de tubo transparente e documento original com foto
Luiza Tenente/G1
Acontece, neste domingo (10), o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Goiás, mais de 150 mil estudantes vão responder questões relacionadas às ciências da natureza e matemática, após o fechamento dos portões, às 13h. Para não correr o risco de perder o segundo dia de prova, segue abaixo o que é ou não permitido no dia do exame.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes devem levar documento de identificação, que pode ser físico ou digital, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital. Os documentos digitais como e-Título, CNH ou RG também podem ser apresentados, desde que por meio do aplicativo Gov.br.
Além do documento de identificação, os estudantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Já os objetos ou equipamentos eletrônicos são proibidos durante a prova, o que inclui garrafas térmicas com termômetro de temperatura. Por isso, quem levar itens eletrônicos deverá desligar e guardar dentro do envelope porta-objetos lacrado, antes de entrar no local de prova.
LEIA TAMBÉM
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
SAIBA COMO ASSISTIR: Super Maratona para o Enem terá revisão para a prova neste sábado
Outros itens como óculos escuros, caneta de material não transparente, qualquer outro material de papelaria, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares também deverão ser guardados e lacrados dentro do envelope. O envelope com os itens deve ser colocado embaixo da carteira, durante a realização da prova. Por outro lado, lanches são permitidos, mas serão vistoriados pelo chefe de sala.
Se o estudante precisar comprovar sua presença no Enem, deverá emitir a declaração de comparecimento, disponível na Página do Participante. Esse documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. A declaração de comparecimento não será fornecida pelo Inep depois da aplicação da prova.
Itens obrigatórios para realizar a prova:
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
Documento de identificação, com foto, válido, físico ou digital;
Declaração de comparecimento impresso (caso precise justificar sua presença no exame);
É aconselhado, mas não obrigatório:
Apresentação do cartão de confirmação de inscrição;
São proibidos no dia da prova :
Objetos ou equipamentos eletrônicos;
Garrafas térmicas com termômetro de temperatura;
Enem em Goiás
Segundo o Ministério da Educação, Goiás teve 150.770 inscrições para o Enem de 2024. Destes, 47.541 inscritos já concluíram o ensino médio, correspondendo a 31,5% do total. Os estudantes do 1º ou 2º ano no estado goiano são 34.382 das inscrições. As pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas querem testar seus conhecimentos são 1.155 das inscrições.
Em Goiás, mais de 86 mil dos inscritos são isentos da taxa de inscrição e mais de 64 mil pagaram o valor. Ainda segundo a pasta, as mulheres são maioria dos participantes do Enem em Goiás, 60% das inscrições, enquanto os homens representam 40%.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás