14 de novembro de 2024

Enem 2024: 2º dia de prova reúne 47 mil candidatos na região de Campinas; veja dicas e horários


Nesta etapa, estudantes devem responder questões de matemática e ciências da natureza, com início do exame marcado para 13h30. Cadernos de prova do 1º dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio
Lívia Ferreira/g1 Piauí
O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reúne, neste domingo (10), 47.031 estudantes na região de Campinas (SP). Nesta etapa, os candidatos devem responder questões de matemática e ciências da natureza.
⌚ Neste domingo, os portões permanecem abertos das 12h às 13h, e o exame começa às 13h30. A aplicação termina às 18h30, e os candidatos podem sair, mas sem o caderno de questões, a partir das 15h30.
Lembrando que somente é permitido deixar o local de aplicação com o caderno nos 30 minutos que antecedem o término da prova – ou seja, a partir das 18h.
💡 Para ajudar os estudantes a mandarem bem na prova, o g1 compilou dicas e conteúdos especiais publicados nas últimas semanas sobre as áreas de conhecimento abordadas neste domingo. Confira abaixo.
Vestibular e redes sociais: como conciliar uso das ferramentas para não atrapalhar estudos
O que revisar antes da prova?
Às vésperas do exame, ainda é possível dar aquele último gás e rever alguns temas que têm grandes chances de aparecer no teste.
👉 A pedido do g1 Campinas, professores do curso pré-vestibular do Colégio Oficina do Estudante destacaram temas ainda valem a pena ser estudados pelos candidatos. Confira aqui.
Em matemática, por exemplo, o professor Rodrigo Serra aposta em:
estatística, incluindo média, mediana e moda;
geometria espacial (revisar cilindro, cone, esfera, pirâmide e paralelepípedo);
porcentagem;
sistemas e problemas envolvendo as quatro operações;
geometria plana (área de figuras como círculo, triângulo e trapézio).
Dicas para lidar com fórmulas
Será que, diante do desafio dos números e do tempo, vale a pena decorar fórmulas? O coordenador do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, Ricardo Marcio, respondeu ao g1. Leia a reportagem completa clicando aqui.
🧠 “Não vale a pena decorar fórmulas se o aluno estiver pensando em memorizá-las sem entender as grandezas envolvidas no conteúdo. Quando falamos do Enem, estamos falando de uma prova contextualizada, com textos mais extensos e com vários fatores a serem considerados na resolução de um problema”.
De acordo com Marcio, no Enem, o aluno não vai encontrar um exercício simples, como por exemplo, ‘calcule a área de um triângulo cuja base é X e a altura é Y’, no qual basta aplicar uma fórmula e pronto. “As questões sempre apresentam um contexto. Então, como relembrar essas fórmulas? Um recado para quem já estudou: não se preocupe em decorar fórmulas por decorar”.
“Se você já estudou, o importante é retomar um ou outro exercício dos assuntos mais frequentes no Enem. Ao revisar suas anotações e exercícios, você vai relembrando pontos importantes, o que certamente é uma ótima preparação para a prova”, orienta.
Reveja o tira-dúvidas
O plantão tira-dúvidas do Enem, transmitido ao vivo pelo g1 no dia 31 de outubro, apresentou dicas de professores sobre assuntos que podem ser cobrados no exame, que é a principal porta de acesso às universidades. Reveja aqui.
🦠 Tema recorrente nas últimas provas do Enem, questões sobre doenças também devem marcar presença na avaliação de biologia deste ano, aplicada neste domingo. É o que afirmou o professor Luis Felipe Tuon.
“O assunto em saúde é um dos mais relevantes no Enem na área de biologia, tem uma parte forte do conhecimento biológico, com as aplicações podem aparecer em benefício à sociedade. Estude sobre doenças bacterianas, virais, protozoários. Reconheça, saiba diferenciá-los, porque vai cair”, disse Tuon.
O que levar no dia da prova
No dia do exame, os candidatos podem entrar na sala de prova com:
RG ou outra documentação oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição (opcional);
Lanches.
A recomendação é que os concorrentes levem alimentos práticos e que dão energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal, além de água em garrafa transparente e sem rótulo. Outra orientação é usar roupas e calçados leves e confortáveis.
É permitido levar bolsa ou mochila. Porém, uma vez dentro da sala de aplicação, ela deve ser colocada debaixo da cadeira e não pode ser manuseada. Dessa forma, tudo que for ser utilizado durante a prova, como canetas, água, lanche e máscaras, deve ficar fora da bolsa.
O que não levar no dia prova
Telefones celulares, calculadoras e qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Antes do início da prova, o candidato recebe um envelope porta-objetos, lacrado e identificado, que deve ser mantido debaixo da carteira e não pode ser manuseado até a saída definitiva do local de provas.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
:
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas

Mais Notícias