Sarita de Sousa partiu rumo à montanha de maior altitude na Terra na última quinta-feira (7). Moradora de São José dos Campos vai subir o Monte Everest
Uma moradora de São José dos Campos, no interior de São Paulo, decidiu que, neste ano, realizaria um dos seus maiores sonhos de vida: escalar o Monte Everest, no Nepal.
Na prática, o sonho começou a ter início na última quinta-feira (7), quando ela partiu oficialmente rumo à Ásia. Mas a preparação para a escalada começou muito antes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Sarita de Sousa é psicoterapeuta e mãe de dois filhos. À reportagem, ela contou a ansiedade e como foi a preparação para a escalada de mais de 5,5 mil metros do monte.
“Sempre tive encantamento com o Everest. Uma montanha cheia de mistérios, eu achava sempre muito curioso as pessoas irem para lá, quererem ir para o cume. Eu fiquei pensando, mas ao mesmo tempo achava muito distante, pelo meu estilo de vida, pelo corpo que não estava preparado. Era um sonho de ‘algum dia, quem sabe'”, revelou.
Moradora de São José dos Campos supera desafios e deve escalar Everest pela primeira vez
Reprodução/TV Vanguarda
O receio em não realizar o sonho tão desejado, no entanto, começou a ficar para trás ainda em 2023. Conversando com uma amiga, ela decidiu colocar em prática o objetivo.
Nessa conversa, recebeu indicação de um guia para a escalada e, no início, pensou ser um projeto que aconteceria dentro de cerca de 5 anos — mas ela se enganou. Pouco mais de um ano depois, ela arrumou as malas e partiu rumo à montanha.
“Aconteceram várias coisas na minha vida pessoal que me fizeram acreditar em mim. Eu assumi [o desafio] mesmo sem ter muito plano fechado, do tipo: com quem vai ficar meus filhos? Como vai ser a viagem? Como ia preparar o meu corpo? Mas eu comecei a pensar: é para ser agora esse projeto”, disse.
Moradora de São José dos Campos supera desafios e deve escalar Everest pela primeira vez
Reprodução/TV Vanguarda
Desde então, Sarita passou a organizar sua vida pessoal, profissional e financeira, com o pagamento da viagem. A primeira preparação foi interna.
“O primeiro lugar que eu me organizei foi interno, de entender que eu merecia e que era a hora de eu poder fazer essa viagem. Uma vez que eu fiz isso, tudo foi se organizando, fui colocando em prática”.
Depois, ela passou a realizar treinos com mochila nas costas. Equipamentos comprados e emprestados, tudo para simular a altitude que deve enfrentar na jornada rumo ao Everest.
Moradora de São José dos Campos supera desafios e deve escalar Everest pela primeira vez
Reprodução/TV Vanguarda
“Os treinos começaram com 3 kg e terminaram com 10 kg. Foram caminhadas longas com peso nas costas, tudo para simular como seria com a altitude”, finalizou.
O Everest tem 8.849 metros de altitude e Sarita deve escalar cerca de 5.500 metros, numa caminhada de aproximadamente 150 km. No local, ela deve dormir em vilarejos. Tudo para realizar um de seus maiores sonhos.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina