Portões fecharam às 11h e provas começaram a ser aplicadas às 11h30, horário do Acre, em 17 municípios do estado. Neste domingo (10), duração do exame será de cinco horas e terá 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. Enem 2024 – Gabriel Marques (de preto) procurou padre para benzer caneta
Hellen Monteiro/g1
Para conseguir ingressar em uma universidade vale quase tudo, até pedir uma ajuda aos deuses. Foi o que o estudante Gabriel Marques, de 18 anos, resolveu fazer antes de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
“Eu deixei a caneta que eu estou usando dormir dentro da bíblia por uma semana e fui atrás de um padre para benzer ela, mas ele estava ocupado e não deu certo”, conta bem humorado.
O jovem espera conseguir uma boa avaliação para ingressar no curso de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Acre (Ufac). Ele acredita ainda que tem boas chances de conseguir, mesmo sabendo que a concorrência também pode estar pedindo ajuda de forças ‘sobrenaturais’.
“Eles [os demais candidatos] têm uma sorte e eu tenho a minha. Eles estudaram também, mas eu tô confiante”, disse.
E como não dá para contar apenas com a sorte, ele também resolveu se precaver e chegou ao local de prova, na Escola Glória Perez, em Rio Branco, mais de uma hora antes dos portões abrirem.
“Se eu pudesse ter chegado mais cedo, eu teria. Porque se fosse para chegar atrasado no segundo dia eu não teria feito o primeiro”, finalizou.
Enem 2024 – Gabriel Marques deixou caneta dentro de bíblia por uma semana na esperança de ter sorte
Hellen Monteiro/g1
2º dia de provas
A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi aplicada neste domingo (10) em todo o Brasil. No Acre, são mais de 26 mil candidatos inscritos para esta edição. Neste segundo dia o tempo para responder as questões é menor.
Neste domingo (10), os estudantes fizeram as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, com 45 questões de química, física e biologia. Além da avaliação de matemática, com mais 45 questões.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Os portões abriram às 10h, horário do estado, e fecharam às 11h. Quem perdeu o exame na semana passada pode fazer a segunda prova sem nenhum impedimento.
As provas começaram a ser aplicadas às 11h30. O candidato tem até às 16h30 para responder 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. O candidato poderá sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
ENEM 2024:
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Todos os mais de 8,4 mil alunos que estão terminando o ensino médio na rede pública do Acre participaram do 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (3). A informação foi divulgada pela Secretaria de Educação e Cultura (SEE), baseada em dados repassados pelo Ministério da Educação (MEC).
Dentre os inscritos, a mulheres são maioria, sendo 15.760 das inscrições, enquanto 10.615 que se inscreveram são homens. Os dados são autodeclaratórios e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados finais publicados).
Das 22 cidades acreanas, apenas em cinco não haverá provas: Rodrigues Alves, Bujari, Capixaba, Assis Brasil e Manoel Urbano. Dos mais de 26 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Acre, Rio Branco concentra mais de 60% dos inscritos.
Para conferir o documento, é preciso acessar a página do participante, utilizando o login gov.br (CPF e senha).
🕐 Horários (fuso do Acre)
Portões abrem às: 10h
Portões fecham às: 11h
Prova começa às: 11h30
Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 17h
Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 16h30
Transporte em Rio Branco
Nove ônibus devem ser adicionados a frota de 52 veículos que normalmente circula aos domingos, totalizando 61 unidades fazendo os trajetos durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, em Rio Branco. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país.
Os veículos reservas devem estar a postos a partir das 7h, sendo três no Terminal Central, um no terminal de integração da Baixada, dois no terminal de integração do Tucumã/Universitário e três na garagem da operadora para serem usados caso haja aumento da demanda ou algum veículo precise ser substituído.
Confira como fica a divisão de veículos por linha nos dias de Enem
O horário de funcionamento do transporte público não vai ser alterado, seguindo das 5h às 23h30. Não haverá gratuidade no transporte público para os candidatos do Enem, sendo mantida apenas para as pessoas que já possuem esse benefício.
Veja o que é preciso saber para o segundo dia de provas do Enem no Acre
Sobre o Enem 2024
🖋️ O que levar no dia da prova:
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.
🚨 Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal – capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
VÍDEOS: g1