26 de dezembro de 2024

Inmet publica alerta amarelo de tempestade para parte do RS

Ventos podem chegar a 60 km/h e acumulados previstos são de até 50mm. Alerta amarelo de tempestade compreende porção Sul, Central Fronteira Oeste do RS e Região Metropolitana de Porto Alegre. Semana inicia instável no RS
Inmet/Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo, para perigo potencial de tempestade, que podem atingir as Regiões Sul e Central do Rio Grande do Sul, a área Metropolitana de Porto Alegre, as porções Sudoeste, Noroeste e Fronteira Oeste do estado. O alerta é válido até 10h da manhã desta segunda-feira (1º).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo o Inmet, pode chover de 20 a 30 milímetros por hora, com previsão de acumulados de chuva de até 50 mm. A intensidade dos ventos esperada varia de 40 a 60 km/h nas regiões Sul até a fronteira Oeste do RS
Há risco, embora considerado baixo, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Queda de granizo também pode ocorrer.
Alerta
Os alertas emitidos pelo Inmet existem como uma medida preventiva para que haja tempo suficiente para avaliar situações adversas e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais, como no caso das tempestades.
Em caso de rajadas de vento
Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas .
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Tempo
Nesta segunda-feira (1º), com a presença da chuva, a temperatura varia entre 18ºC e 26ºC no Alegrete. Santa Maria deve amanhecer chuvosa e os termômetros podem registrar entre mínima de 19ºC e máxima de 25ºC. Já em Porto Alegre, a instabilidade traz temperaturas entre 20ºC e 29ºC.
Segundo o boletim emitido pela Sala de Situação (SEMA-RS), a primeira semana de abril será de tempo instável, que deve perdurar até quarta-feira (3).
O cenário é decorrente do avanço da frente fria sobre o oceano e colabora para a condição de chuvas moderadas e pontualmente fortes no RS.
Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias