14 de novembro de 2024

Com reportagem hipermídia, site ‘Donas’ expõe saídas para o drama da violência contra a mulher


Lançamento ocorre nesta segunda-feira (11), às 19h, no campus 2 da Unoeste. Reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), produzido pelas autoras Lorrayne Rosseti, Caroline Araujo e Júlia Guimarães
Marlene Reverte
A violência contra a mulher é fruto de dimensões históricas, sociais e machistas e, infelizmente, algo presente na sociedade, tornando necessário dar voz e vez ao assunto. Por isso, durante mais de um ano, três alunas do 8º termo de jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) criaram o site “Donas”, onde produziram uma reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O lançamento é aberto ao público e acontece nesta segunda-feira (11), às 19h, na sala 320, localizada no Bloco 3, no campus 2 da Unoeste, no Bairro do Limoeiro.
A reportagem é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), produzido pelas autoras Caroline Araujo, Júlia Guimarães e Lorrayne Rosseti, sob a orientação e supervisão da professora doutora Fabiana Alves.
Com técnicas de storytelling e diversos elementos para compor a narrativa, as autoras utilizaram textos, fotografias, mapas, infográficos e vídeos para construir uma reportagem no formato longform.
“Nós contamos histórias de mulheres que vivenciaram a violência e conseguiram sair dela. Nós optamos por mostrar, através da nossa reportagem, que existe saída para todas, assim como existiu para nossas entrevistadas. Além disso, nós noticiamos sobre os serviços disponíveis na cidade que acolhem e ajudam mulheres nessa situação”, explica Lorrayne.
Para Caroline, a experiência foi enriquecedora. “A violência acontece em diversos lares, mas as pessoas falam pouco, as mulheres falam pouco e, cada vez mais, a gente encontra vítimas que se sentem culpadas, que tinham suas inseguranças para falar”, constata.
A estudante Júlia Guimarães espera que o site seja bem acolhido pela sociedade e se torne um referencial para ajudar muitas mulheres que enfrentam essa luta diária. Ela ainda deseja que o trabalho desperte nas pessoas o sentimento e a vontade de se formar uma rede de apoio.
“Acredito que conseguimos cumprir nosso objetivo, de fazer com que o Donas se tornasse um espaço de diálogo, acolhimento e empoderamento feminino”, completa.
Mesa-redonda
Para o lançamento do site, será realizada uma mesa-redonda com o apoio do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDHU), intitulada “Donas: O Papel do Jornalismo no Combate à Violência contra a Mulher”, com a participação da geógrafa, doutora e militante feminista Carolina Simon e das jornalistas Bárbara Munhoz e Bruna Bonfim.
Júlia explica que os objetivos da mesa-redonda são apresentar o cenário da violência, trazer o debate e refletir sobre o papel do jornalismo na cobertura de violência contra a mulher.
A acadêmica ainda ressalta a importância do jornalismo para o tema.
“O jornalismo se faz presente quando participa da construção de narrativas que promovem visibilidade a mulheres que enfrentam a violência e continuam lutando todos os dias. Mas precisa ser uma escuta livre de preconceitos, uma escuta que priorize o cuidado com essa mulher”, complementa.
Serviço
O site “Donas” pode ser acessado neste link aqui.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias